Pesquisar
,

Governo da Síria ameaça disparar contra aviões turcos caso ataquem milícias curdas em Afrin

"As forças de defesa aérea da Síria já recuperaram sua força total e estão prontas para destruir aviões turcos nos céus da República Árabe da Síria", declarou o Ministério de Relações Exteriores.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Abkhazian Network News Agency)

O governo da Síria fez um apelo à Turquia nesta quinta-feira (18), por meio de seu Ministério de Relações Exteriores, para que não bombardeie milícias curdas na região de Afrin, ameaçando disparar contra seus aviões caso o ataque ocorra.

“Nós avisamos à liderança turca que, se eles iniciarem operações de combate na região de Afrin, isso será considerado um ato de agressão do Exército Turco”, disse o vice-ministro de Relações Exteriores sírio, Faisal Meqdad. “As forças de defesa aérea da Síria já recuperaram sua força total e estão prontas para destruir aviões turcos nos céus da República Árabe da Síria”, completou.

A declaração ocorre após o país ter ameaçado atacar as milícias curdas na região para impedir a criação de uma “força de fronteira” de mais de 30 mil homens apoiada pelos Estados Unidos, considerada pelo presidente turco Recep Tayip Erdogan como um “ninho de terroristas.”

Apesar das ameaças por parte do governo sírio, Damasco também condena a criação da força patrocinada pelos EUA, e que contaria com combatentes das chamadas Forças Democráticas da Síria (SDF).

Continue lendo

Em Hebron, moradores relataram que soldados israelenses ameaçaram famílias palestinas durante as invasões com “consequências” não especificadas para quem comemorasse os ataques com mísseis iranianos contra Israel. (Foto: UN Women/Suleiman Hajji)
À medida que o confronto com o Irã se intensifica, Israel segue com ataques a Gaza e Cisjordânia
Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense
Caça israelense decola para atacar o Irã durante operação "Leão em Ascensão". (Foto: IDF)
Vijay Prashad: os ataques ilegais de Israel contra o Irã

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina