Pesquisar
, ,

Para conquistar votos, Governo apresenta novo texto da Reforma da Previdência

As alterações na proposta de Reforma da Previdência foram duas: um artigo que garante a integralidade da pensão para policial morto em serviço e a retirada da proposta de qualquer alteração que envolva trabalhadores rurais.

por Pedro Marin | Revista Opera
Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante reunião. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para tentar enfim votar a Reforma da Previdência, o governo apresentou nesta quarta-feira (7) um novo texto da proposta, redigido pelo relator da PEC, Arthur Maia (PPS) e apresentado pelo líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP), que declarou que a matéria será votada no dia 28 de fevereiro.

Mais tarde, o presidente da Câmara e relator da PEC, Arthur Maia, disse que a previsão da votação está mantida para o próximo dia 20. “Não tem nenhuma decisão de mudar a data. Claro que a data do dia 20 precisa ser muito bem trabalhada. Acho bom manter a data do dia 20 para que os esforços que estão sendo construídos tenham sucesso. Toda vez que adia a data, em vez de estar gerando pressão para conquista de votos, atrasa a mobilização”, disse Maia, que declarou que não colocará a reforma em votação sem garantia dos votos.

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, também reconheceu a possibilidade do texto ser engavetado. “Essa matéria, seria uma irresponsabilidade, o país se submeter, num momento como este, em que tivemos um downgrade de rating brasileiro, exatamente em função dessa perspectiva. O mercado teve essa percepção antecipadamente. Seria um atentado ao Estado brasileiro colocar uma matéria sabendo que não aprovará. Por isso, vamos fazer todo o esforço”, disse.

Alterações magras

De qualquer maneira, as alterações do novo texto em relação ao último foram pequenas. Foram essencialmente duas: um artigo que garante a integralidade da pensão para policial morto em serviço (que contempla somente policiais federais, rodoviários federais, civis e legislativos), e que teve como objetivo atrair cerca de 20 votos da chamada “Bancada da Bala”, e a retirada da proposta de qualquer alteração que envolva trabalhadores rurais.

[vc_message message_box_color=”green” icon_fontawesome=”fa fa-money”]A Revista Opera é um projeto independente, e, portanto, depende exclusivamente financiamento de seus leitores. Clique e colabore conosco![/vc_message]

Continue lendo

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da tentativa de golpe. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”
O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar
Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina