Pesquisar
,

Nepal: Comunistas formam novo governo após vitória nas eleições

Os comunistas do Nepal assumem o lugar do partido Congresso Nepalês, após a aliança de esquerda ter conquistado a maioria dos assentos na Câmara e no Senado.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Krish Dulal)

Após uma impressionante vitória da Aliança de Esquerda do Nepal, o líder do Partido Comunista do Nepal (Marxista-Leninista Unificado – UML), K.P Sharma Oli, assumiu na última quinta-feira (15) o posto de primeiro-ministro do país.

O líder do PCN-MLU assume o lugar de Sher Bahadur Deuba, do partido Congresso Nepalês, que renunciou dois meses após a derrota nas eleições parlamentares do ano passado, na qual a aliança de esquerda, formada pelo PCN-MLU e o Partido Comunista do Nepal (Núcleo Maoísta), conseguiu um total de 174 assentos na Câmara de Deputados, de um total de 275. Na Assembleia Nacional (Senado), a aliança conseguiu 39 de 59 assentos. Os dois partidos comunistas agora iniciarão discussões no sentido de formar uma única organização.

A aliança não foi bem vista pelos outros partidos do país, em especial pelo Congresso Nepalês. Em outubro passado, o ex-vice primeiro-ministro do país, Bimalendra Nidhi, declarou que “O objetivo de formar um partido comunista único é transformar a República Federal Democrática do Nepal em uma República Comunista do Nepal.” À época, um dos líderes do PCN-MLU, Rabindra Adhikari, ponderou que a polarização entre os partidos de esquerda e os outros partidos era natural. “Trata-se de um exercício democrático global para a formação de um novo governo.”

Apesar do histórico de luta das duas organizações comunistas contra a monarquia no país, que formalmente acabou em 2008, tendo sua política reformada nos anos 90, mas que só teve uma nova constituição republicana aprovada em 2015, e a história pessoal de K.P Sharma Oli, que esteve 14 anos preso, o novo governo dificilmente pautará mudanças substanciais na estrutura econômica e política do Nepal. O país segue dependente das importações da Índia, que em 2015 estabeleceu um bloqueio de petróleo, comida e itens essenciais, e flutuará sob o campo de influência indiana e chinesa.

Continue lendo

Garoto palestino em meio a escombros na Cidade de Gaza em 24 de agosto de 2014. (Foto: United Nations Photo / Flickr)
Exterminar Gaza sempre foi o plano de Israel, mas agora é oficial
Tanque da 118a Brigada Blindada das Forças de Defesa de Israel (IDF) durante operação em Rafah, em Gaza, em 13 de abril de 2025. (Foto: IDF)
A solução final de Israel para Gaza
Mural anti-imperialista pintado na Embaixada dos EUA em Teerã após a crise dos reféns. (Foto: Phillip Maiwald (Nikopol) / Wikimedia Commons)
Sanções como guerra civilizacional: o custo humanitário da pressão econômica dos EUA

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina