Pesquisar
,

Venezuela convoca ONU a observar eleições em maio

A Mesa de Unidade Democrática (MUD), principal coalizão opositora do país, realizou ontem (13) uma manifestação contra o envio da comissão de observadores.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Eneas De Troya)

Representantes do governo venezuelano e de partidos de oposição solicitaram à Organização das Nações Unidas (ONU) que envie uma missão para o país para acompanhar e observar as eleições presidenciais, a serem realizadas em 20 de maio.

O embaixador venezuelano na organização, Samuel Moncada, disse que já foi acordado o envio de um grupo exploratório que viajará à Venezuela antes das eleições. “A intenção de designar um grupo exploratório é de que vejam como se executa o processo eleitoral venezuelano para levarem um informe detalhado ao secretário geral [da ONU], António Guterres”, declarou.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2018/03/07/venezuela-dale-duro-maduro/”]Leia mais: Dale duro, Maduro?[/button]

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que em outras oportunidades já manifestou seu interesse pelo envio de um grupo da ONU para o acompanhamento das eleições, reiterou seu apoio à proposta. “Quero que o Secretário Geral envie uma poderosa comissão de observação eleitoral e acompanhamento do processo de 20 de maio, e seguirei fazendo gestos para que esse processo ocorra com êxito”, disse o mandatário no último dia 9.

Apesar do apoio à proposta por parte de alguns dos candidatos opositores, a Mesa de Unidad Democrática (MUD), principal coalizão opositora do país, realizou ontem (13) uma manifestação contra o envio da comissão, em frente à sede da ONU em Caracas. “O que pedimos hoje é que as Nações Unidas não validem a fraude eleitoral em maio”, declarou a vice-presidente do partido Nova Era, Delsa Solorzano. Em uma carta enviada ao secretário geral da ONU, a oposição – agora conformada no “Frente Amplio Venezuela” – declarou que a missão de observação daria “uma carapuça de legalidade a um processo [eleitoral] que não a tem.”

Continue lendo

campo refugiados def
Israel desobedece a CIJ e provoca novo massacre em campo de refugiados de Gaza
internacional
Qual é a eficácia dos empréstimos e da assistência internacional?
guerra
Vijay Prashad: a guerra dilacera o coração da humanidade

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel