Pesquisar
,

STF acolhe pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula

Com a decisão, o STF passa a julgar o mérito do pedido de Lula. O julgamento final deve ocorrer no dia 4 de abril.
por Pedro Marin | Revista Opera
10/05/2017- Curitiba- PR, Brasil- O ex-presidente Lula é recebido por movimentos sociais ao chegar no prédio da Justiça Federal em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert

O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (22), por 7 votos contra 4, o pedido de habeas corpus preventivo para que o ex-presidente Lula possa recorrer em liberdade contra sua condenação no caso do triplex, da Lava Jato. Com a decisão, os ministros passam agora a decidir sobre a continuidade ou não da sessão, para julgar o mérito do pedido. Se decidirem pela não-continuidade, a decisão final quanto ao mérito deve ficar para o dia 4 de abril.

Votaram contra o acolhimento do habeas corpus os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Carmen Lúcia por sua vez, votaram a favor.

Se o STF reconhecer também o mérito do pedido, no dia 4, no caso do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manter a condenação do petista, frente ao recurso de seus advogados, o ex-presidente poderá recorrer em liberdade.

Condenação

O ex-presidente Lula foi condenado em janeiro pela segunda instância da Justiça Federal a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, no processo sobre o triplex do Guarujá, da Lava Jato.

Pedidos

Durante a discussão do plenário, o ministro Luiz Fux criticou o número de pedidos de habeas corpus julgados pelo Supremo, segundo ele realizados de maneira “vulgar.” O ministro Ricardo Lewandowski, que votou favoravelmente ao habeas corpus, respondeu dizendo: “Ouso divergir do meu colega Luiz Fux. Longe de combater o uso promíscuo do HC, incentivo o uso generoso do habeas corpus.” De acordo com ele, muitos dos pedidos acolhidos pela 2ª Turma chegam ao Tribunal pelas mãos de presos comuns, “escritos em maços de cigarro ou pedaços de papel”,  “são a última esperança dos desesperados.”

Continue lendo

Um homem de costas e de boné preto, borrado pela lente da câmara, olha para outro, dentro de uma sala de votação, que está votando detrás da cabine de votação.
Frei Betto: candidatos, todos iguais?
O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, ao lado de um motoqueiro, na 25 de Março, faz o gesto do "M". Os dois seguram carteiras de trabalho.
Ainda sobre o candidato coach: a antipolítica e o empreendedorismo de ruínas
O candidato à prefeitura de São Paulo e ex-líder do MTST, Guilherme Boulos, fala em um microfone, à frente de uma multidão que acompanha seu comício eleitoral na Praça Roosevelt, em São Paulo.
Frei Betto: agora é Boulos!

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular