Pesquisar
,

STF acolhe pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula

Com a decisão, o STF passa a julgar o mérito do pedido de Lula. O julgamento final deve ocorrer no dia 4 de abril.

por Pedro Marin | Revista Opera
10/05/2017- Curitiba- PR, Brasil- O ex-presidente Lula é recebido por movimentos sociais ao chegar no prédio da Justiça Federal em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert

O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (22), por 7 votos contra 4, o pedido de habeas corpus preventivo para que o ex-presidente Lula possa recorrer em liberdade contra sua condenação no caso do triplex, da Lava Jato. Com a decisão, os ministros passam agora a decidir sobre a continuidade ou não da sessão, para julgar o mérito do pedido. Se decidirem pela não-continuidade, a decisão final quanto ao mérito deve ficar para o dia 4 de abril.

Votaram contra o acolhimento do habeas corpus os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Carmen Lúcia por sua vez, votaram a favor.

Se o STF reconhecer também o mérito do pedido, no dia 4, no caso do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manter a condenação do petista, frente ao recurso de seus advogados, o ex-presidente poderá recorrer em liberdade.

Condenação

O ex-presidente Lula foi condenado em janeiro pela segunda instância da Justiça Federal a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, no processo sobre o triplex do Guarujá, da Lava Jato.

Pedidos

Durante a discussão do plenário, o ministro Luiz Fux criticou o número de pedidos de habeas corpus julgados pelo Supremo, segundo ele realizados de maneira “vulgar.” O ministro Ricardo Lewandowski, que votou favoravelmente ao habeas corpus, respondeu dizendo: “Ouso divergir do meu colega Luiz Fux. Longe de combater o uso promíscuo do HC, incentivo o uso generoso do habeas corpus.” De acordo com ele, muitos dos pedidos acolhidos pela 2ª Turma chegam ao Tribunal pelas mãos de presos comuns, “escritos em maços de cigarro ou pedaços de papel”,  “são a última esperança dos desesperados.”

Continue lendo

O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar
Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 4 da PET 12.100. (Foto: Fellipe Sampaio /STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 3: Fake news e desinformação levam 7 ao banco dos réus

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina