Pesquisar
,

“Guerra Fria voltou”, diz secretário-geral da ONU sobre a Síria

A declaração de Guterres ocorre em uma semana de elevação de tensão entre EUA, Reino Unido, França e Rússia acerca da Síria.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Mil.ru)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou nesta sexta-feira (13), durante uma reunião do Conselho da Organização para discutir as tensões na Síria, que “a Guerra Fria voltou.”

De acordo com Guterres, o Oriente Médio vive hoje uma situação de caos, dizendo que há o risco de que os conflitos aumentem até um ponto incontrolável. “As crescentes tensões e a incapacidade de alcançar compromissos para estabelecer um mecanismo de prestação de contas (sobre o uso de armas químicas na Síria) ameaçam levar a uma total escalada militar”, disse o secretário-geral.

A declaração de Guterres ocorre em uma semana de elevação de tensão entre EUA, Reino Unido, França e Rússia acerca da Síria. Também nesta sexta-feira o chanceler russo Serguei Lavrov declarou que o suposto ataque químico do último sábado contra Ghouta Oriental, na Síria, foi armado por agentes estrangeiros, dizendo ainda ter “evidências irrefutáveis” de que o ataque foi forjado como parte de uma “campanha russofóbica.” Em resposta ao suposto ataque, EUA, França e Reino Unido planejam uma ação militar contra a Síria. Desde terça-feira (10) o presidente norte-americano Donald Trump tem dito que realizará um ataque com mísseis contra o país.

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular