Pesquisar
,

Aberta a temporada ofical de sanções estado-unidenses contra o Irã

"Se você é um inimigo e enfia uma faca em alguém e em seguida diz que quer negociar, a primeira coisa a fazer é tirar a faca", disse o presidente do Irã.

por Fabiano Post | Revista Opera
(Foto: Kremlin)

No dia 7 de agosto entraram em vigor as duas primeiras rodadas das duras sanções unilaterais impostas pelos EUA contra a República Islâmica do Irã. O impacto na economia iraniana – que enfrenta uma alta taxa de desemprego e inflação – será enorme. Nos últimos 6 meses a moeda iraniana, o rial, perdeu aproximadamente dois terços de seu valor.

No primeiro lote de sanções do governo norte-americano serão bloqueadas transações financeiras e a importação de matérias-primas e serão tomadas medidas punitivas no setor automotivo e de aviação comercial. A segunda etapa terá início em 4 de novembro. Nessa segunda fase o objetivo de Washington é atingir em cheio o setor de petróleo e de gás, assim como o Banco Central.

O presidente iraniano Hassan Rohani denunciou o que chamou de “guerra psicológica” norte-americana contra o Irã. Acrescentou ainda que “seu país sempre esteve aberto às negociações”.

“Se você é um inimigo e enfia uma faca em alguém e em seguida diz que quer negociar, a primeira coisa a fazer é tirar a faca”, disse Rohani.

Para o presidente do Irã a única forma dos EUA mostrarem que “são dignos de confiança” seria voltar para o acordo nuclear.

Do lado de lá, o discurso do presidente Trump – para imputar o isolamento econômico ao país persa – se apoia na “lógica”, sem subsídios suficientes, do suposto comportamente “desestabelizador” iraniano. Incluí-se aí seu programa de mísseis balísticos e seu suposto envolvimento em atividades terroristas mundo afora.

Continue lendo

Fidel Castro e Malcolm X durante encontro no Hotel Theresa, no Harlem, Nova York, em 19 de setembro de 1960. (Foto: Arquivo / Granmna)
Um encontro no Harlem: Malcolm X, Fidel Castro e a luta pela Palestina
A “independência formal” dos estados do Sahel da década de 1960 foi uma fachada para continuar a dominação francesa, mantida por meio do franco CFA e de uma rede de pactos de defesa. (Foto: Présidence du Faso / Facebook / Reprodução)
Dois anos após a Aliança, o Sahel busca sua soberania
Fidel Castro discursando na Organização das Nações Unidas, Nova Iorque. (Foto: Bernard Gotfryd / Domínio Público)
A economia de libertação nacional de Fidel Castro

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina