Pesquisar
, ,

Em um ano, crise aumenta em 2 milhões o número de pobres no Brasil

Pobreza no Brasil cresceu quase 4% – número de atingidos passou de 52,8 milhões em 2016 para 54,8 milhões em 2017. Pobreza extrema também aumentou.
por Bruno Antonio | Revista Opera

Segundo dados do IBGE, a crise e o aumento do desemprego em 2017 fizeram o contingente de pobres no país aumentar em 2 milhões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou nesta quarta-feira (5) que em 2016 havia no país 52,8 milhões de pessoas em situação de pobreza. Esse conjunto aumentou para 54,8 milhões em 2017, um crescimento de quase 4%, representando 26,5% da população total do país, em relação aos 25,7% de 2016.

De acordo com os resultados da pesquisa, a crise econômica dos últimos anos foi responsável pelo aumento de pessoas nessas condições. A taxa de desemprego, que era de 6,9% em 2014, e subiu para 12,5% em 2017.

Pela linha adotada pelo instituto, são considerados pobres aqueles que vivem com até R$ 406,00 por mês. Também ocorreu um aumento na quantidade de crianças que vivem em domicílios pobres, passando de 42,9% para 43,4% da população até 14 anos.

Os dados também evidenciam as disparidades raciais e de gênero no país. Do total de moradores em domicílios em que a pessoa de referência era uma mulher sem cônjuge e com filhos até 14 anos, 56,9% estavam abaixo da linha. Se a responsável pelo domicílio era uma mulher preta ou parda, essa incidência subia para 64,4%.

O numero de brasileiros vivendo na extrema pobreza também aumentou. No ano passado, 15,2 milhões de pessoas estavam nessa situação. A métrica adotada considera aqueles que vivem com menos de R$ 140 reais por mês.

Esse contingente aumentou em 1,7 milhão sobre 2016, passando a representar 7,4% da população, contra 6,6% do ano anterior.

Continue lendo

O candidato Pablo Marçal gesticula e olha diretamente para a câmera durante debate Folha/UOL. No seu paletó, há um adesivo com seu número: 28.
Marçal deve ir ao segundo turno, e debate na Globo é central para definir quem irá com ele
milei
A inflação na era Milei
Um jovem chuta 'santinhos eleitorais' que cobrem as calçadas durante primeiro turno das eleições. Na foto, os santinhos voam, enquanto ao fundo uma caminhonete passa pela rua.
Frei Betto: eleições e a síndrome da gata borralheira

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular