Pesquisar
, ,

Estados Unidos querem criar um “Guaidó” cubano

Projeto dos EUA pretende financiar lideranças para promover a "democracia e os direitos humanos". Financiamento é de mais de 1 milhão de dólares.

(Foto: Departamento de Estado dos Estados Unidos)

Em edital divulgado no início de junho em diversos sites especializados em prover informações sobre projetos ou oportunidades de financiamento pelo Departamento de Estado Norte Americano, o Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental oferece financiamento para “lideranças cubanas emergentes dentro da sociedade civil”.

O objetivo desse projeto é fornecer recursos para que lideranças cubanas se estabeleçam profissionalmente e se engajem ativamente em favor dos “direitos humanos e de práticas democráticas em Cuba”. O documento prevê um financiamento de mais de um milhão de dólares para um grupo de cerca de 40 jovens, com idades entre 20 e 35 anos.

O programa ainda estabelece os critérios de elegibilidade para Organizações Não Governamentais que representem a diversidade de gênero e raça.

O documento revela também que os participantes desse projeto irão receber treinamento para aumentar a capacidade de desenvolver lideranças na sociedade cubana: “elevando as habilidades de organizações e atores independentes em Cuba, para defender os princípios democráticos e transmitir as necessidades do povo cubano para um público mais amplo”.

Não é novidade que o governo norte-americano trabalha a anos para desestabilizar Cuba. Seja através de invasões militares, como no caso da Baía dos Porcos, ou com a imposição de um bloqueio econômico criminoso que perdura há quase 60 anos, os sucessivos governos estadunidenses buscam de todas as formas destruir as conquistas da Revolução Cubana.

Foram inúmeras as declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e de seu assessor John Bolton preconizando um “regime change” na ilha caribenha.

Esse projeto de financiamento segue a mesma lógica que alçou um desconhecido jovem venezuelano a se autoproclamar presidente da Venezuela. Juan Guaidó é fruto da fábrica de mudança de regimes do Departamento de Estado dos EUA, sendo treinado e financiado por esse departamento para desestabilizar e derrubar o governo constitucional de Nicolás Maduro.

Fontes anônimas afirmam que Trump “perdeu o interesse” na Venezuela após os inúmeros fracassos em derrubar o líder venezuelano. Pelo menos por enquanto, porque o imperialismo ronda a América Latina.

Agora, Trump e Bolton parecem se ocupar em introduzir as sementes de um “Guaidó” cubano.

[rev_slider alias=”livros”][/rev_slider]

Continue lendo

Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense
Caça israelense decola para atacar o Irã durante operação "Leão em Ascensão". (Foto: IDF)
Vijay Prashad: os ataques ilegais de Israel contra o Irã
Autoridades militares israelenses avaliam os resultados do ataque ao Irã. (Foto: IDF)
O ataque de Israel contra o programa nuclear do Irã

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina