Pesquisar
, ,

O Pacto Hitler-Stálin: Mito e Realidade

A ideia de que o Pacto Hitler-Stálin desencadeou a Segunda Guerra Mundial é pior do que um mito, é uma mentira completa.
por Jacques R. Pauwels | Counterpunch – Tradução de Raphael Muniz para a Revista Opera
Molotov e Ribbentrop.

Em um livro extraordinário, “1939: The Alliance That Never Was and the Coming of World War II”, o historiador canadense Michael Jabara Carley descreve como, no final dos anos 30, a União Soviética repetidamente tentou, mas por fim falhou, em estabelecer um pacto de segurança mútua, em outras palavras uma aliança defensiva, com a Grã-Bretanha e a França. Esse arranjo proposto foi planejado para conter a Alemanha Nazista que, sob a liderança ditatorial de Hitler, estava agindo de forma cada vez mais agressiva, e era provável que envolvesse alguns outros países, incluindo Polônia e Checoslováquia, que tinham motivo para temer as ambições alemãs. O protagonista dessa abordagem soviética em relação às potências ocidentais foi o ministro de Relações Exteriores Maxim Litvinov.

Moscou estava ansiosa para concluir tal tratado porque os líderes soviéticos sabiam muitíssimo bem que, mais cedo ou mais tarde, Hitler pretendia atacar e destruir seu Estado. Com efeito, no “Mein Kampf“, publicado nos anos 20, ele deixava bem claro que desprezava a URSS por ser uma “Rússia governada por judeus” (Russland unter Judenherrschaft), já que era o fruto da Revolução Russa, a obra dos Bolcheviques, que supostamente não eram nada além de um bando de judeus. Além disso, nos anos 30, virtualmente todo mundo com algum interesse em relações internacionais sabia muito bem que, com a remilitarização da Alemanha, o programa de rearmamento em larga escala e mais outras violações do Tratado de Versalhes, Hitler preparava-se para uma guerra onde uma das vítimas seria a União Soviética. Isso foi demonstrado muito claramente em um estudo detalhado escrito por um importante historiador militar e cientista político, Rolf-Dieter Müller, intitulado “Der Feind steht im Osten: Hitlers geheime Pläne für einen Krieg gegen die Sowjetunion im Jahr 1939” (“O Inimigo está no Leste: os Planos Secretos de Hitler para uma Guerra Contra a União Soviética em 1939”).

Um cartaz alemão diz: “Por trás dos poderes inimigos: os judeus”.

Hitler, então, estava desenvolvendo a força militar da Alemanha e pretendia usá-la para limpar a União Soviética da face da Terra. Do ponto de vista das elites que ainda estavam dominando o poder em Londres, Paris e em todo lugar no assim chamado “mundo Ocidental”, esse era um plano que eles só podiam aprovar e desejavam encorajar e até mesmo apoiar. Por quê? Porque a União Soviética era a encarnação da temida revolução social, a fonte de inspiração e orientação para revolucionários de seus próprios países e até mesmo de suas colônias, já que os soviéticos eram também anti-imperialistas que, através da Internacional Comunista (ou a Terceira Internacional), apoiavam a luta pela independência nas colônias das potências ocidentais.

Por meio de uma intervenção armada na Rússia em 1918-1919, essas elites já haviam tentado matar o dragão da revolução que havia levantado sua cabeça por lá em 1917, mas tal projeto falhou miseravelmente. As razões para esse fiasco foram, por uma lado, a forte resistência feita pelos revolucionários russos, que desfrutaram do apoio da maioria do povo russo e de muitos outros povos do antigo Império Czarista; e, por outro, a oposição entre os próprios países intervencionistas, onde soldados e civis simpatizavam com os revolucionários Bolcheviques e fizeram o apoio valer através de manifestações, greves, e até mesmo motins. As tropas tiveram que ser retiradas de forma inglória. Os cavalheiros no poder em Londres e Paris tiveram que contentar-se e apoiar Estados antissoviéticos e antirrussos – principalmente a Polônia e os países bálticos – por toda a fronteira ocidental do antigo Império Czarista, assim erguendo um “cordão sanitário” que supostamente seria o escudo do Ocidente contra a infecção do vírus revolucionário bolchevique.

Em Londres, Paris e outras capitais da Europa Ocidental, as elites esperavam que o experimento revolucionário na União Soviética colapsasse por si próprio, mas esse cenário falhou em se desdobrar. Pelo contrário, a partir do início dos anos trinta, quando a Grande Depressão devastou o mundo capitalista, a União Soviética experimentou um tipo de revolução industrial que permitiu que a população gozasse de considerável progresso social, e o país tornou-se mais forte, não só economicamente, mas também militarmente. Como resultado disso, o “contra-sistema” que o socialismo oferecia em relação ao capitalismo – assim como a ideologia comunista – tornaram-se mais e mais atrativos aos olhos dos plebeus no Ocidente, que sofriam cada vez mais com o desemprego e a miséria. Nesse contexto, a União Soviética passou ainda mais a ser um espinheiro bem no pé das elites em Londres e Paris. Inversamente, Hitler, com seus planos para uma cruzada antissoviética, pairava como um elemento cada vez mais útil e compreensivo. Além disso, corporações e bancos, principalmente americanos, mas também britânicos e franceses, fizeram muito dinheiro ajudando a Alemanha Nazista a rearmar-se, emprestando muito do dinheiro necessário para tanto. Por fim, mas não menos importante, acreditava-se que encorajando uma cruzada alemã em direção ao Oriente, isso poderia reduzir, se não eliminar por completo, o risco de uma agressão alemã contra o Ocidente. Assim, podemos entender porque as propostas de Moscou para estabelecer uma aliança defensiva contra a Alemanha Nazista não impressionaram esses cavalheiros. Mas havia uma razão pela qual eles não podiam se dar ao luxo de rejeitar essas propostas sem mais delongas.

Após a Grande Guerra, as elites dos dois lados do Canal da Mancha foram forçadas a introduzir reformas democráticas relativamente abrangentes, por exemplo, uma considerável expansão das eleições na Grã-Bretanha. Por causa disso, tornou-se necessário levar em conta a opinião dos Trabalhistas, assim como de outras “pragas de esquerda” que povoavam as legislaturas, e, às vezes, até mesmo incluí-las em governos de coalizão. A opinião pública, e uma parte considerável da mídia, era esmagadoramente hostil a Hitler e, portanto, fortemente a favor da proposta soviética de uma aliança defensiva contra a Alemanha Nazista. As elites queriam evitar tal aliança, mas também buscavam criar a impressão de que a queriam; pelo contrário, as elites queriam encorajar Hitler a atacar a União Soviética, e até ajudá-lo a tal, mas elas precisavam garantir que as pessoas jamais se dessem conta disso. Esse dilema levou a uma trajetória política cuja função manifesta era convencer o público de que os líderes haviam aceitado a proposta soviética para uma frente comum antinazista, mas cuja função latente – em outras palavras, a função real – era apoiar os projetos antissoviéticos de Hitler: a infame “política de apaziguamento“, associada acima de tudo com o nome do primeiro-ministro  inglês Neville Chamberlain e sua contraparte francesa, Édouard Daladier.

Os partidários do apaziguamento começaram a trabalhar assim que Hitler chegou ao poder na Alemanha em 1933 e deu início à preparação para a guerra, guerra essa contra a União Soviética. Já em 1935, Londres deu a Hitler uma espécie de sinal verde para seu projeto de rearmamento ao assinar com ele um tratado naval. Hitler então continuou violando todo tipo de provisões do Tratado de Versalhes, por exemplo reintroduzindo o serviço militar compulsório na Alemanha, armando a força militar alemã até os dentes, e, em 1937, anexando a Áustria. Em cada ocasião, os estadistas no poder em Londres e Paris queixaram-se e protestaram como forma de causar uma boa impressão no público, mas acabaram aceitando o fato consumado. O público foi levado a acreditar que tal indulgência era necessária para evitar uma guerra. Essa desculpa foi efetiva a princípio, já que a maioria dos britânicos e franceses não desejavam estar envolvidos em uma nova edição da mortífera Grande Guerra de 1914-1918. Por outro lado, logo ficou óbvio que tal apaziguamento fortaleceu a Alemanha militarmente e tornou Hitler cada vez mais ambicioso e exigente. Consequentemente, o público eventualmente sentiu que haviam sido feitas concessões suficientes ao ditador alemão, e nesse ponto os soviéticos, na figura de Litvinov, vieram à frente com a proposta de uma aliança anti-Hitler. Isso causou dores de cabeça para os arquitetos do apaziguamento, de quem Hitler esperava ainda mais concessões.

Cartaz de propaganda nazista em holandês diz: “A Europa avança. Sob o estandarte da SS o oeste luta contra o bolchevismo.”

Graças às concessões que já haviam sido feitas, a Alemanha Nazista estava se tornando uma grande besta militar, e em 1939 somente uma frente comum das forças ocidentais e soviéticas parecia ser capaz de contê-la, já que, em caso de guerra, a Alemanha teria de lutar em duas frentes. Sob forte pressão da opinião pública, os líderes em Londres e Paris concordaram em negociar com Moscou, mas “havia uma mosca na pomada”: a Alemanha não compartilhava nenhuma fronteira com a União Soviética, isso porque a Polônia estava prensada entre esses dois países. Oficialmente, ao menos, a Polônia era uma aliada da França, por isso era esperado que ela fizesse parte em uma aliança defensiva contra a Alemanha Nazista, mas o governo em Varsóvia era hostil em relação à União Soviética, vizinho que era considerado tão ameaçador quanto a Alemanha. A Polônia teimosamente recusou-se a autorizar o Exército Vermelho, em caso de guerra, a cruzar o território polonês como forma de batalhar contra os alemães. Londres e Paris recusaram-se a pressionar Varsóvia, e assim as negociações não resultaram em nenhum acordo.

Enquanto isso, Hitler fazia novas demandas, dessa vez em relação à Checoslováquia. Quando Praga se recusou a ceder um território chamado Sudetos, local habitado por uma minoria de falantes de língua alemã, a situação ameaçou resultar em guerra. Essa foi, de fato, uma oportunidade única para concluir uma aliança anti-Hitler com a União Soviética e a militarmente forte Checoslováquia como parceiras dos britânicos e franceses: Hitler teria enfrentado a escolha entre uma retirada humilhante e a virtualmente certa derrota em uma guerra de duas frentes. Mas isso também significava que Hitler jamais seria capaz de iniciar a cruzada antissoviética que as elites em Londres e Paris estavam esperando. É por isso que Chamberlain e Daladier não aproveitaram a crise na Checoslováquia para formar uma frente comum anti-Hitler com os soviéticos, mas, ao invés disso, correram de avião para Munique para concluir um acordo com o ditador alemão onde as terras dos Sudetos, que por acaso estavam incluídas na versão checoslovaca da linha Maginot, foram oferecidas a Hitler em uma bandeja de prata. O governo checoslovaco, que não foi sequer consultado, não teve escolha a não ser a renúncia, e os soviéticos, que haviam oferecido assistência militar a Praga, não foram convidados para essa infame reunião.

No “pacto” que concluíram com Hitler em Munique, os estadistas britânicos e franceses fizeram enormes concessões para o ditador alemão; não para manter a paz, mas desse modo eles poderiam continuar a sonhar com uma cruzada nazista contra a União Soviética. Para o povo de seus próprios países, no entanto, o acordo foi apresentado como uma solução mais sensata para uma crise que ameaçava dar início a uma guerra geral. “Paz para o nosso tempo!” foi o que Chamberlain proclamou de forma triunfante em seu retorno à Inglaterra. O que ele quis dizer era paz para seu próprio país e seus aliados, mas não para a União Soviética, cuja destruição pelas mãos dos nazistas era largamente esperada.

Na Grã-Bretanha também haviam políticos, incluindo um punhado de membros de boa-fé da elite do país, que se opuseram à política de apaziguamento de Chamberlain, como Winston Churchill. Eles não o fizeram por simpatia pela União Soviética, mas por não confiarem em Hitler e temerem que o apaziguamento poderia ser contraproducente de duas maneiras. Primeiro, a conquista da União Soviética poderia prover a Alemanha Nazista de matéria-prima virtualmente ilimitada, incluindo terra fértil, petróleo, e outras riquezas, e desse modo permitir que o Reich estabelecesse no continente europeu uma hegemonia que representaria um perigo ainda maior para a Grã-Bretanha do que foi Napoleão. Segundo, também era possível que o poder da Alemanha Nazista e as fraquezas da União Soviética fossem ambos superestimados, assim a cruzada antissoviética de Hitler poderia na verdade resultar em uma vitória soviética, resultando em uma potencial “bolchevização” da Alemanha e talvez de toda a Europa. É por isso que Churchill foi extremamente crítico em relação ao acordo concluído em Munique. Ele alegadamente havia observado que, na capital da Baviera, Chamberlain fora capaz de escolher entre a desonra e a guerra, e que ele escolheu a desonra, mas também receberia a guerra. Com seu “paz para o nosso tempo”, Chamberlain na verdade errou lamentavelmente. Apenas um ano depois, em 1939, seu país estaria envolvido em uma guerra contra uma Alemanha Nazista que, graças ao escandaloso pacto de Munique, tornara-se um inimigo ainda mais formidável.

O principal determinante da falha de negociações entre a dupla anglo-francesa e os soviéticos foi a falta de vontade tácita dos apaziguadores de concluir um acordo anti-Hitler. Um fator auxiliar foi a recusa do governo em Varsóvia em permitir a presença das tropas soviéticas em território polonês no caso de uma guerra contra a Alemanha. Isso deu a Chamberlain e Daladier um pretexto para não concluir um acordo com os soviéticos, pretexto esse necessário para satisfazer a opinião pública (mas outras desculpas também foram evocadas, por exemplo a alegada fraqueza do Exército Vermelho, o que supostamente faria da União Soviética um aliado inútil). Com relação ao papel desempenhado pelo governo Polonês neste drama, existem alguns sérios mal-entendidos. Vamos dar uma olhada neles.

Primeiramente, deve ser levado em consideração que a Polônia do entreguerras não era um país democrático, longe disso. Após seu (re)nascimento no fim da Primeira Guerra Mundial como uma democracia, não levou muito tempo até que o país se encontrasse governado com mão de ferro por um ditador militar, o general Józef Pilsudski, em nome de uma elite híbrida que representava a aristocracia, a Igreja Católica, e a burguesia. Esse regime antidemocrático continuou a governar após a morte do general em 1935, sob a chamada liderança dos “coronéis Pilsudski” cujo primus inter pares (primeiro entre iguais) era Józef Beck, o ministro de Relações Exteriores. Sua política estrangeira não refletia sentimentos calorosos em relação à Alemanha, que havia perdido uma parte de seu território para o novo Estado polonês, incluindo um “corredor” que separava a região alemã no leste da Prússia do resto do Reich; além de um atrito com Berlim por conta de Gdansk (Danzig), importante porto no mar Báltico que havia sido declarado uma cidade-estado independente pelo Tratado de Versalhes, mas era reivindicado tanto pela Polônia como pela Alemanha.

A atitude da Polônia em relação ao seu vizinho ao Leste, a União Soviética, era ainda mais hostil. Pilsudski e outros nacionalistas poloneses sonhavam com a volta do grande Império Polaco-Lituano [República das Duas Nações] dos séculos XVII e XVIII, que se estendia do mar Báltico ao Mar Negro. Ele aproveitou a revolução e a subsequente Guerra Civil na Rússia para tomar uma vasta parte do território do antigo Império Czarista durante a Guerra Polaco-Soviética de 1919-1921. Esse território, que ficou conhecido de forma imprecisa como “Polônia Oriental,” se estendia por várias centenas de quilômetros ao leste da famosa Linha Curzon que deveria ter sido a fronteira oriental do novo Estado polonês, pelo menos de acordo com as potência ocidentais que tinham sido os padrinhos da nova Polônia ao final da Grande Guerra. A região era essencialmente habitada por russos brancos e ucranianos, mas nos anos seguintes a Varsóvia buscou “polonizar” a região o quanto fosse possível, trazendo colonos poloneses. As chamas da hostilidade polonesa em relação à União Soviética também foram ventiladas pelo fato de que os soviéticos simpatizavam com os comunistas e outros plebeus da própria Polônia que se opunham ao regime aristocrático. Finalmente, a elite polonesa era antissemita e tinha abraçado o conceito de “judeu-bolchevismo”, a noção de que o comunismo e todas outras formas de marxismo eram parte de uma nefasta conspiração judaica, e que a União Soviética, o produto de um esquema revolucionário bolchevique, e portanto supostamente judaico, representava nada mais do que uma “Rússia governada por judeus.” Ainda assim, as relações com os dois poderosos vizinhos foram normalizadas o quanto possível com Pilsudski e com a conclusão de dois tratados de não-agressão, um com a União Soviética em 1932 e um com a Alemanha logo após Hitler subir ao poder, firmado em 1934.

Após a morte de Pilsudski, os líderes poloneses continuaram a sonhar com expansão territorial para as bordas da praticamente mítica “Grande Polônia” de um passado distante. Para a realização desse sonho, pareciam haver diversas possibilidades no Oriente, e particularmente na Ucrânia, parte da União Soviética que se estendia de forma convidativa entre a Polônia e o Mar Negro. Apesar das disputas com a Alemanha e uma aliança formal com a França, que contava com ajuda polaca em caso de conflito com a Alemanha, primeiro o próprio Pilsudski, e então seus sucessores, flertaram com o regime nazista na esperança de uma conquista conjunta dos territórios soviéticos. Antissemitismo era outro denominador comum dos dois regimes que armaram esquemas para livrarem-se de suas minorias judaicas, por exemplo, deportando-as para a África.

A aproximação de Varsóvia em relação a Berlim refletia a megalomania e ingenuidade dos líderes poloneses, que acreditavam que seu país era uma grande potência do mesmo calibre que a Alemanha, um país que Berlim respeitaria e trataria como um parceiro de pleno comprometimento. Os nazistas estimularam essa ilusão, já que dessa forma enfraqueceriam a aliança entre a Polônia e a França. As ambições orientais da Polônia também foram encorajadas pelo Vaticano, que esperava que dividendos consideráveis fluíssem das conquistas da Polônia católica na majoritariamente ortodoxa Ucrânia, vista como madura para a conversão ao catolicismo. É nesse contexto que um novo mito foi conjurado pela máquina de propaganda de Goebbels em colaboração com a Polônia e o Vaticano, a saber, a ficção de uma grande fome na Ucrânia orquestrada por Moscou. A ideia era poder apresentar futuras intervenções militares da Polônia e da Alemanha por lá como sendo uma ação humanitária. Esse mito foi ressuscitado durante a Guerra Fria e tornou-se o mito criador do estado independente ucraniano que emergiu das ruínas da União Soviética. Para uma visão objetiva acerca do período de fome, recomendamos os vários artigos do historiador americano Mark Tauger, um especialista em história da agricultura soviética; tais artigos foram reunidos e publicados em uma obra francesa intitulada “Famine et Transformation agricole en URSS“.

O conhecimento desse contexto nos permite entender a atitude do governo polonês durante as negociações para o estabelecimento de uma frente defensiva comum contra a Alemanha Nazista. Varsóvia obstruiu essas negociações, não por medo da União Soviética, mas ao contrário, por causa de aspirações antissoviéticas e de seu acordo concomitante com a Alemanha. A respeito disso, a elite polonesa encontrava-se no mesmo barco que as contrapartes britânica e francesa. Desse modo, também podemos entender porque, após a conclusão do Acordo de Munique, que permitiu que a Alemanha anexasse a região dos Sudetos, a Polônia pegou um pedaço da pilhagem do território checoslovaco, mais especificamente a cidade de Cieszyn (Teschen) e seus arredores. Ao descer para essa parte da Checoslováquia como uma hiena, como observou Churchill, o regime polonês revelou suas reais intenções – e sua cumplicidade com Hitler.

As concessões feitas pelos arquitetos do acordo fizeram da Alemanha Nazista ainda mais forte do que antes e deixaram Hitler mais confiante, arrogante e exigente. Após Munique, ele revelou-se longe de estar satisfeito, e, em março de 1939, violou o Acordo de Munique ocupando o restante da Checoslováquia. Na França e na Grã-Bretanha, o público estava chocado, mas as elites dominantes não fizeram nada além de expressar a esperança de que o “Herr Hitler” eventualmente passasse a ser “sensível”, isso é, começasse sua guerra contra a União Soviética. Hitler sempre teve a intenção de fazê-la, mas, antes de satisfazer os apaziguadores britânicos e franceses, ele queria extorquir mais algumas concessões deles. Afinal de contas, parecia não haver o que eles pudessem recusar a ele; além disso, tendo fortalecido ainda mais a Alemanha com suas concessões anteriores, estariam eles em uma posição de negar a Hitler aquele que era presumidamente o último favor que ele pediria? Esse pequeno favor final dizia respeito à Polônia.

Ao final de março de 1939, Hitler subitamente exigiu Gdansk, assim como algum território polonês entre a Prússia Oriental e o resto da Alemanha. Em Londres, Chamberlain e seus colegas arqui-conciliadores estavam de fato inclinados a ceder mais uma vez, mas a oposição por parte da mídia e da Câmara dos Comuns provou-se muito forte para permitir que isso acontecesse. Chamberlain então repentinamente mudou de direção, e, em março de 1931, ele formalmente – mas de forma totalmente não realista, como Churchill observou – prometeu assistência armada à Varsóvia em caso de uma agressão alemã contra a Polônia. Em abril de 1939, quando pesquisas de opinião revelaram o que todo mundo já sabia, ou seja, que quase noventa porcento da população britânica desejava uma aliança anti-Hitler ao lado da União Soviética e também da França, Chamberlain viu-se obrigado a demonstrar oficialmente um interesse na proposta soviética de estabelecer diálogos a respeito da “segurança coletiva” frente a uma ameaça alemã.

Na realidade, os partidários do apaziguamento não estavam interessados na proposta soviética, e pensaram em todo tipo de pretexto para evitar a conclusão de um acordo com um país que eles desprezavam e contra um país com quem eles secretamente simpatizavam. Foi somente em julho de 1939 que eles se declararam preparados para dar início às negociações militares, e foi somente ao fim de agosto que uma delegação franco-britânica foi enviada para Leningrado com esse propósito. Em forte contraste com a velocidade com que, um ano antes, o próprio Chamberlain (acompanhado por Daladier) correu de avião para Munique, dessa vez um time de subalternos anônimos foi enviado para a União Soviética a bordo de um lento cargueiro. Além disso, quando finalmente chegaram em Moscou, após passarem por Leningrado, no dia 11 de agosto, descobriu-se que eles não possuíam as credenciais ou a autoridade necessária para realizar tais discussões. A essa altura, os soviéticos já haviam tido desprezo o bastante, e qualquer um pode entender porque eles resolveram romper as negociações.

Enquanto isso, Berlim discretamente deu início a uma aproximação com Moscou. Por que? Hitler sentiu-se traído por Londres e Paris, que a princípio haviam feito todo tipo de concessões, mas agora lhe negavam a pequena Gdansk e ficavam ao lado da Polônia. Desse modo, Hitler já encarava a perspectiva de uma guerra contra a Polônia, que negava entregar Gdansk, e também contra a dupla franco-britânica. Para poder vencer essa guerra, o ditador alemão precisava que a União Soviética se mantivesse neutra, e para tal ele estava disposto a pagar um preço alto. Da perspectiva de Moscou, a proposta de Berlim contrastava fortemente com a atitude dos apaziguadores ocidentais, que demandavam que os soviéticos fizessem promessas obrigatórias de assistência, mas sem oferecer uma contraparte significativa. O que havia começado em maio como discussões informais entre a Alemanha e a União Soviética no contexto de negociações comerciais sem importância, discussões nas quais os soviéticos inicialmente não mostraram interesse, eventualmente se transformou em um diálogo sério envolvendo os embaixadores dos dois países e até mesmo seus ministros das Relações Exteriores, Joachim von Ribbentrop e Vyacheslav Molotov – este último substituindo Litvinov.

Um fator que teve um papel secundário, mas que não deve ser subestimado, é o fato de que, na primavera de 1939, tropas japonesas com base no norte da China invadiram o território soviético no Extremo Oriente. Eles seriam derrotados e recuariam em agosto, mas essa ameaça japonesa confrontou Moscou com a possibilidade de ter que travar uma guerra em duas frentes, a menos que fosse encontrada uma maneira de eliminar a ameaça proveniente da Alemanha Nazista. Finalmente, Moscou viu uma forma de neutralizar essa ameaça por intermédio da proposta de Berlim, refletindo seu próprio desejo de evitar uma guerra em duas frentes.

Foi somente em agosto, porém, quando os líderes soviéticos perceberam que a Grã-Bretanha e a França não pretendiam conduzir negociações de boa-fé, que o nó foi cortado e que a União Soviética assinou um pacto de não-agressão com a Alemanha Nazista, mais especificamente no dia 23 de agosto. Esse acordo foi nomeado como “Pacto Ribbentrop-Molotov”, em homenagem aos ministros das relações exteriores, mas também ficou conhecido como o “Pacto Hitler-Stálin”. A conclusão desse acordo dificilmente chegou como uma surpresa: um número de políticos e líderes militares na Grã-Bretanha e na França já haviam previsto em diversas ocasiões que a política de apaziguamento de Chamberlain e Daladier levaria Stálin “aos braços de Hitler”.

“Aos braços” é na verdade uma expressão inadequada nesse contexto, já que o pacto certamente não refletia sentimentos calorosos entre os signatários. Stálin, inclusive, recusou uma sugestão de incluir no texto algumas linhas convencionais sobre uma hipotética amizade entre os dois povos. Ademais, o acordo não era uma aliança, mas somente um pacto de não-agressão. Desse modo, foi similar a diversos outros pactos de não-agressão que foram assinados anteriormente com Hitler, por exemplo o pacto com a Polônia de 1934. Tudo se resumia a uma promessa de não atacar um ao outro e de manter relações pacíficas, uma promessa que cada lado provavelmente manteria enquanto lhes fosse conveniente. Uma cláusula secreta foi anexada ao acordo com respeito à demarcação de esferas de influência na Europa Oriental para cada um dos signatários. Essa linha correspondia mais ou menos à Linha Curzon, o que fazia da “Polônia Oriental” parte da esfera soviética de influência. O que esse arranjo teórico significava em termos práticos estava longe de ser claro, mas o pacto certamente não implicava uma partição ou amputação territorial da Polônia comparável ao destino imposto à Checoslováquia pelos britânicos e franceses no pacto que assinaram com Hitler em Munique.

O fato de a União Soviética reivindicar uma esfera de influência além de suas fronteiras é por vezes descrito como evidência de sinistras intenções expansionistas; contudo, o estabelecimento de esferas de influência, seja de forma unilateral, bilateral, ou multilateral, tem sido uma prática largamente aceita entre grandes potências e outras não tão grandes, sendo muitas vezes algo planejado com a intenção de evitar conflitos. A Doutrina Monroe, por exemplo, que “afirmou que o Novo Mundo e o Velho Mundo permaneceriam como esferas de influência distintas”, pretendia impedir novas incursões coloniais de potências europeias que poderiam levá-las aos conflito com os Estados Unidos. De forma similar, quando Churchill visitou Moscou em 1944 e ofereceu a Stálin a divisão da Península Balcânica em esferas de influência, a intenção era evitar o conflito entre seus respectivos países após o fim da guerra contra a Alemanha Nazista.

Hitler agora era capaz de atacar a Polônia sem correr o risco de ter de travar uma guerra tanto contra a União Soviética como contra a dupla franco-britânica, embora o ditador alemão tivesse bons motivos para duvidar de que Londres e Paris declarariam guerra. Sem a assistência soviética, ficou claro que nenhuma ajuda efetiva poderia ser oferecida à Polônia, de modo que não demoraria para a Alemanha derrotar o país (somente os coronéis em Varsóvia acreditavam que a Polônia era capaz de suportar a investida das poderosas hordas nazistas). Hitler sabia muito bem que os arquitetos do apaziguamento continuavam a esperar que, cedo ou tarde, ele acabaria por realizar seu desejo e destruiria a União Soviética, de maneira que estavam dispostos a fechar os olhos para sua agressão contra a Polônia. Ele também estava convencido de que os britânicos e os franceses, mesmo que declarassem guerra contra a Alemanha, não atacariam pelo lado ocidental.

O ataque alemão contra a Polônia foi iniciado em 1 de setembro de 1939. Londres e Paris ainda hesitaram alguns dias, antes de reagirem com uma declaração de guerra contra a Alemanha, mas eles acabaram não atacando o Reich no momento em que a maior parte de suas forças armadas estava invadindo a Polônia, que era o que alguns generais alemães temiam. Na verdade, os protagonistas do apaziguamento somente declararam guerra contra Hitler porque a opinião pública a demandava. Em segredo, eles esperavam que a incursão na Polônia logo terminasse; desse modo “Herr Hitler” poderia finalmente voltar sua atenção para a União Soviética. A guerra que eles travaram foi somente uma “guerra de mentira”, como seria corretamente chamada, uma farsa na qual suas tropas, que poderiam virtualmente ter marchado na Alemanha, permaneceram inativamente instaladas atrás da Linha Maginot. Hoje é quase certo que os simpatizantes de Hitler no campo francês, e, possivelmente, os apaziguadores britânicos também, fizeram saber ao ditador alemão que ele poderia usar todo o seu poder militar para acabar com a Polônia sem precisar temer um ataque das potências ocidentais (aqui nos referimos aos livros de Annie Lacroix-Riz, “Le choix de la défaite“, “Les élites françaises dans les années 1930“, e “De Munich à Vichy. L’assassinat de la 3e République“.)

Os defensores poloneses ficaram impressionados, e logo ficou óbvio que os coronéis que governavam a Polônia teriam que se render. Hitler tinha todos os motivos para acreditar que eles o fariam, e suas condições implicariam, sem dúvida, em grandes perdas territoriais, especialmente, é claro, nas regiões ocidentais do país, em sua fronteira com a Alemanha. No entanto, uma Polônia mutilada provavelmente continuaria a existir, do mesmo modo que a França, após sua rendição em junho de 1940, continuou a existir sob o disfarce da França de Vichy. Em 17 de setembro, no entanto, o governo polonês repentinamente fugiu para a vizinha Romênia, um país neutro. Ao fazer isso, o governo deixou de existir, já que, de acordo com a lei internacional, não somente os militares, mas também os membros do governo de um país em guerra, devem ser detidos ao entrar em um país neutro durante um período de hostilidades. Esse foi um ato irresponsável e até mesmo covarde, com consequências nefastas para o país. Sem um governo, a Polônia efetivamente degenerou-se em uma espécie de terra de ninguém – uma terra nullius, em terminologia jurídica – onde os conquistadores alemães poderiam fazer o que quisessem por não haver ninguém com quem negociar a respeito do destino do país derrotado.

Essa situação também deu aos soviéticos o direito de intervir. Países vizinhos podem ocupar uma potencialmente anárquica terra nullius; além disso, se os soviéticos não interviessem, os alemães iriam, sem a menor sombra de dúvida, ocupar cada centímetro quadrado da Polônia, com todas as consequências que isso implicaria. É por isso que, no mesmo 17 de setembro de 1939, o Exército Vermelho cruzou a Polônia e começou a ocupar as regiões do leste do país, a já mencionada “Polônia Oriental”. O conflito com os alemães foi evitado porque tal território era pertencente à esfera soviética de influência estabelecida no Pacto Ribbentrop-Molotov. Aqui e ali, as tropas alemãs que haviam penetrado a leste da linha de demarcação tiveram que se retirar para dar espaço aos homens do Exército Vermelho. Onde fosse que fizessem contato, os militares alemães e soviéticos se comportaram de forma adequada e seguiram o protocolo tradicional, o que, às vezes, envolvia algum tipo de cerimônia, mas jamais houve qualquer tipo de “parada da vitória” conjunta.

Como seu governo fora reduzido a fumaça, as forças armadas polonesas que continuaram a oferecer resistência foram reduzidas ao nível de irregulares, de guerrilheiros, expostas a todos os riscos associados a esse papel. A maioria das unidades do exército polonês se deixou desarmar e ser detida pelo Exército Vermelho, mas as vezes houve resistência, por exemplo, pelas tropas comandados por oficiais hostis aos soviéticos. Muitos desses oficiais haviam servido na Guerra Polaco-Soviética de 1919-1921, tendo alegadamente cometido crimes de guerra como a execução de prisioneiros. É amplamente aceito que tais homens foram liquidados pelos soviéticos em Katyn e em outros lugares (ainda que, com relação a Katyn, tenham surgido questionamentos recentemente; esse assunto foi analisado em grandes detalhes em um livro de Grover Furr, “The Mystery of the Katyn Massacre“).

Muitos soldados e oficiais poloneses foram detidos pelos soviéticos de acordo com as regras do direito internacional. Em 1941, depois que a União Soviética passou a estar envolvida na guerra, e, portanto, não mais sujeita às regras que regem a conduta dos neutros, esses homens foram transferidos para a Grã-Bretanha (pelo Irã) para participarem da guerra contra a Alemanha Nazista ao lado dos aliados ocidentais. Entre 1943 e 1945, eles dariam uma grande contribuição para a libertação de uma parte considerável da Europa Ocidental (destino muito mais trágico tiveram os militares poloneses que caíram nas mãos dos alemães). Outros que se beneficiaram da ocupação de territórios da chamada “Polônia Oriental” pelos soviéticos foram os habitantes judeus. Eles foram transferidos para o interior da União Soviética e, desse modo, escaparam do destino que os esperava se eles tivessem continuado em seus shtetls quando os alemães chegaram em 1941. Muitos sobreviveram à guerra e puderam começar uma nova vida nos Estados Unidos, Canadá e, claro, Israel.

A ocupação da “Polônia Oriental” foi realizada corretamente, isso é, de acordo com as regras do direito internacional, de modo que essa ação não constituiu um “ataque” contra a Polônia, como muitos historiadores (e políticos) têm apresentado, e certamente não foi um ataque em colaboração com o “aliado” Nazi-Alemão. A União Soviética não se tornou aliada da Alemanha Nazista por concluir um pacto de não-agressão com esta, assim como não passou a ser aliada por conta de sua ocupação da “Polônia Oriental”. Hitler teve que tolerar essa ocupação, mas ele certamente teria preferido que os soviéticos não interviessem, permitindo que ele pudesse tomar toda a Polônia. Churchill expressou publicamente sua aprovação à iniciativa soviética, principalmente porque isso impediu que os nazistas também conquistassem a Polônia. O fato de essa iniciativa não constituir um ataque, e, portanto, um ato de guerra contra a Polônia, também se mostrou claramente no fato de que a Grã-Bretanha e a França, antigos aliados da Polônia, não declararam guerra contra a União Soviética, como eles certamente deveriam fazer. E a Liga das Nações Unidas não impôs sanções à União Soviética, o que também deveria ter acontecido se tal ação fosse considerada um ataque autêntico contra um de seus membros.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”https://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2019/10/03/liberais-e-anticomunistas-ninguem-solta-a-mao-de-ninguem/”]Leia também – Liberais e anticomunistas: ninguém solta a mão de ninguém[/button]

Do ponto de vista soviético, a ocupação das regiões orientais da Polônia significava a recuperação de parte de seu território que fora perdido no conflito de 1919-1921. É verdade que Moscou havia reconhecido sua perda no Tratado de Paz de Riga que pôs um fim à guerra em março de 1921, mas Moscou seguiu buscando uma oportunidade para recuperar a “Polônia Oriental”, e em 1939 essa oportunidade se materializou e foi agarrada. Pode-se estigmatizar os soviéticos por isso, mas nesse caso pode-se também estigmatizar a França, por exemplo, por recuperar a Alsácia-Lorena no fim da Primeira Guerra Mundial, já que Paris havia reconhecido sua perda de território no Tratado de Paz de Frankfurt que pôs um fim à Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871.

Mais importante é o fato de que a ocupação – ou libertação, ou retomada, ou recuperação, ou qualquer nome que se queira dar – da “Polônia Oriental” deu à União Soviética um ativo extremamente útil que, no jargão da arquitetura militar, é chamado de “glacis“, ou seja, um espaço aberto onde um agressor pode atravessar antes de alcançar o perímetro defensivo de uma cidade ou fortaleza. Stálin sabia que, apesar do pacto, Hitler atacaria a União Soviética mais cedo ou mais tarde, e esse ataque veio a ocorrer de fato em junho de 1941. Naquele momento, Hitler teve que iniciar seu ataque de um ponto de partida muito mais distante das importantes cidades no coração da União Soviética do que teria sido o caso em 1939, quando ele já estava ansioso para iniciar o ataque. Por causa do pacto, os pontos de partida para a ofensiva nazista de 1941 estavam várias centenas de quilômetros mais a oeste, e, portanto, a uma distância muito maior de seus objetivos estratégicos nas profundezas do território soviético. Em 1941, as forças alemãs chegaram a pouca distância de Moscou, o que significa que, sem o pacto, eles certamente teriam tomado a cidade, podendo resultar na capitulação dos soviéticos.

Graças ao Pacto Ribbentrop-Molotov, a União Soviética não somente ganhou um espaço valioso, mas também um tempo valioso, a saber, o tempo extra que eles precisavam para se preparar para o ataque alemão que estava originalmente agendado para 1939, mas que foi postergado até 1941. Entre 1939 e 1941, infraestruturas de importância crucial, sobretudo as fábricas que produziam todo tipo de material de guerra, foram transferidas para o outro lado dos Montes Urais. Além disso, entre 1939 e 1940, os soviéticos tiveram a oportunidade de observar e examinar a guerra que estourava na Polônia, Europa Ocidental, e outros lugares, e assim estudar valiosas lições sobre o estilo moderno, motorizado e “rápido como um relâmpago” da ofensiva militar alemã, a blitzkrieg. Os estrategistas soviéticos aprenderam, por exemplo, que a concentração da maior parte das forças armadas para propósitos defensivos próximo da fronteira seria fatal, e que somente uma “defesa em profundidade” ofereceria a possibilidade de parar o rolo compressor nazista. Seria, entre outras coisas, graças às lições aprendidas dessa maneira que a União Soviética conseguiria – reconhecidamente com grande dificuldade – sobreviver ao ataque nazista em 1941 e eventualmente vencer a guerra contra esse poderoso adversário.

Para tornar possível a defesa de Leningrado em profundidade, uma cidade com vitais indústrias de armas, a União Soviética propôs trocar territórios com a vizinha Finlândia no outono de 1939, um arranjo que teria mudado a fronteira dos dois países, deixando a cidade soviética mais distante. A Finlândia, aliada da Alemanha Nazista, recusou, mas através da “Guerra do Inverno” de 1939-1940, Moscou finalmente conseguiu realizar essa modificação da fronteira. Por causa do conflito, entendido como uma agressão, a União Soviética foi excomungada pela Liga das Nações. Em 1941, quando os alemães, auxiliados pelos finlandeses, atacaram a União Soviética e cercaram Leningrado durante muitos anos, foi o ajuste de fronteira que permitiu a sobrevivência da cidade durante esta provação.

Não foi a União Soviética, mas a Alemanha, quem tomou a iniciativa para as negociações que eventualmente resultaram no pacto. Eles o fizeram porque esperavam obter um vantagem disso, uma vantagem temporária, porém muito importante: a neutralidade da União Soviética enquanto a Wehrmacht atacava primeiro a Polônia e depois a Europa Ocidental. Mas a Alemanha Nazista também obteve um benefício adicional do acordo comercial que fora associado ao pacto. O Reich sofria com uma penúria crônica de todo tipo de matérias-primas estratégicas, e essa situação ameaçava se tornar catastrófica quando, como era de se esperar, uma declaração de guerra britânica levasse ao bloqueio da Alemanha pela Marinha Real. Esse problema foi neutralizado pela entrega de produtos como o petróleo por parte dos soviéticos, tal como fora estipulado no acordo. Não está claro o quão cruciais essas entregas realmente foram, especialmente as entregas de petróleo: não muito importantes, de acordo com alguns historiadores; extremamente importantes, de acordo com outros. De todo modo, a Alemanha Nazista continuou a depender de uma grande quantidade de petróleo importado – principalmente através de portos da Espanha – dos Estados Unidos, pelo menos até o Tio Sam entrar na guerra em dezembro de 1941. No verão de 1941, dezenas de milhares aviões, tanques, caminhões e outras máquinas de guerra nazistas envolvidas na invasão da União Soviética ainda eram dependentes em grande parte do combustível fornecido pelos fundos de petróleo americanos.

Ainda que seja incerto o quão importante o petróleo fornecido pelos soviéticos foi para a Alemanha Nazista, é certo que o pacto exigiu que o lado alemão retribuísse fornecendo aos soviéticos uma série de produtos industriais acabados, incluindo equipamento militar de ponta, o que foi usado pelo Exército Vermelho para atualizar suas defesas contra o possível ataque alemão que eles esperavam que fosse acontecer cedo ou tarde. Esse foi um dos maiores fatores de preocupação para Hitler, que estava interessado em iniciar sua cruzada antissoviética o mais cedo possível. Ele decidiu por fazê-lo ainda que, após a queda da França, a Grã-Bretanha estivesse longe de ser levada em conta. Consequentemente, em 1941, o ditador alemão teria que enfrentar o tipo de guerra em duas frentes que ele esperava evitar em 1939 graças ao seu pacto com Moscou, dessa vez enfrentando um inimigo soviético que havia se tornado muito mais forte do que era em 1939.

Stálin assinou um pacto com Hitler porque os arquitetos do apaziguamento em Londres e Paris recusaram todas as ofertas soviéticas de formar uma frente comum contra o ditador alemão. E os apaziguadores recusaram essas ofertas porque esperavam que Hitler marchasse para o Leste e destruísse a União Soviética, um trabalho que eles procuraram facilitar ao oferecerem a ele um “trampolim” sob o disfarce do território checoslovaco. É praticamente certo que, sem o pacto, Hitler teria atacado a União Soviética em 1939. Por causa do pacto, contudo, Hitler teve que esperar dois anos antes que finalmente estivesse apto a lançar sua cruzada antissoviética. Isso deu à União Soviética tempo e espaço extras que permitiram que suas defesas fossem aperfeiçoadas o suficiente para sobreviver à investida quando Hitler finalmente enviou seus cães de guerra para o Leste em 1941. O Exército Vermelho sofreu terríveis perdas, mas eventualmente conseguiu parar a avalanche nazista. Sem esse sucesso soviético, uma conquista descrita pelo historiador Geoffrey Roberts como “o maior feito das armas na história mundial”, a Alemanha muito provavelmente venceria a guerra, já que eles teriam ganho o controle dos campos de petróleo do Cáucaso, as ricas terras agrícolas da Ucrânia, e muitas outras riquezas do vasto território dos soviéticos. Tal triunfo teria transformado a Alemanha Nazista em uma superpotência insuperável, capaz de travar guerras ainda mais longas contra qualquer um, incluindo uma aliança anglo-americana. Uma vitória contra a União Soviética teria dado à Alemanha Nazista hegemonia sobre a Europa. Hoje, no continente, a segunda língua não seria o inglês, mas o alemão, e em Paris os fashionistas iriam subir e descer os Champs-Élysées usando lederhosen (traje típico alemão).

Sem o Pacto, portanto, a libertação da Europa, incluindo a libertação da Europa Ocidental pelos americanos, britânicos, canadenses, etc., nunca teria ocorrido. A Polônia não existiria; os poloneses seriam “untermenschen”, servos dos colonos “arianos” em uma Ostland germanizada do Báltico aos Cárpatos ou até mesmo aos Urais. E um governo polonês nunca teria ordenado a destruição de monumentos honrando o Exército Vermelho, como tem sido feito recentemente, não somente porque não haveria Polônia e, portanto, um governo polonês, mas porque o Exército Vermelho nunca teria libertado a Polônia e esses monumentos nunca teriam sido erguidos.

A ideia de que o Pacto Hitler-Stálin desencadeou a Segunda Guerra Mundial é pior do que um mito, é uma mentira completa. O oposto é verdade: o pacto foi a precondição para o feliz resultado do armageddon ocorrido entre 1939 e 1945, isso é, a derrota da Alemanha Nazista.

[rev_slider alias=”livros”][/rev_slider]

Continue lendo

china india
China e Índia: dois gigantes condenados a se relacionarem
Free Palestine
As elites do Norte Global têm medo de falar sobre a Palestina
coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel