Pesquisar
, ,

Noam Chomsky e Vijay Prashad: Contra o golpe na Bolívia

Golpe na Bolívia é dirigido pela oligarquia, apoiada pelos Estados Unidos e enfurecida com a vitória de Evo, escrevem Vijay Prashad e Noam Chomsky.

por Noam Chomsky e Vijay Prashad – Tradução de Pedro Marin para a Revista Opera
(Foto: Carwil Bjork James)

Como previsto, avança na Bolívia uma tentativa de golpe de estado. Em diversas cidades do país, policiais se amotinaram em apoio aos protestos contra Evo Morales, e as principais rádios e TVs do país foram tomadas. Em virtude da urgência dos acontecimentos, publicamos a seguir uma nota conjunta de dois importantes intelectuais, Noam Chomsky e Vijay Prashad, sobre a situação no País.


Na Bolívia, um golpe de estado está se formando contra o governo eleito liderado por Evo Morales. Setores das Forças Armadas – incluindo a polícia – indicaram abertamente que estão dispostas a permitir que grupos de milícias fascistas ataquem o Palácio Presidencial de La Paz. Esta é uma situação muito séria.

Evo Morales convidou os quatro principais partidos para sentar e conversar sobre o caminho a seguir para a democracia boliviana. Ele pediu a criação de um diálogo para impedir o retorno aos dias das ditaduras militares e ao domínio da oligarquia. Morales pediu às Nações Unidas, à Organização para os Estados Americanos, ao Vaticano e outros que ajudem a cimentar um caminho longe do golpe.

O golpe é dirigido pela oligarquia boliviana, que se enfureceu com a quarta perda eleitoral de seus partidos frente ao Movimento pelo Socialismo (MAS). A oligarquia é totalmente apoiada pelo governo dos Estados Unidos, que há muito tempo anseia por remover Morales e seu movimento do poder. Por mais de uma década, o Centro de Operações da embaixada dos EUA em La Paz articula o fato de ter dois planos – o Plano A, o golpe; Plano B, assassinato de Morales. Esta é uma violação grave da Carta da ONU e de todas as obrigações internacionais.

Nos posicionamos contra o golpe, e com o povo boliviano. Esperamos que eles sejam capazes de suportar o que será jogado contra eles nos próximos dias.

El mundo con Evo. Nós também estamos.

9 de novembro de 2019.

[rev_slider alias=”livros”][/rev_slider]

Continue lendo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exibe um pedaço de um drone iraniano destruído pela Força Aérea Israelense durante a Conferência de Segurança de Munique, em fevereiro de 2018. (Foto: Israel Government Press Office / Wikimedia Commons)
O início do fim da carreira política de Benjamin Netanyahu?
O então primeiro-ministro de Cuba e líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, durante Assembleia Geral da ONU, em 1979, em Nova Iorque. (Foto: Bernard Gotfryd / Library of Congress)
Frei Betto: 40 anos de “Fidel e a religião”
O presidente do Equador, Daniel Noboa, chega ao Palácio de Carondelet, em novembro de 2023. (Foto: Carlos Silva-Presidencia de la República)
Como Daniel Noboa venceu no Equador e o que esperar do seu novo mandato

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina