Pesquisar

Frei Betto relança livro-entrevista com Fidel Castro

Além dos diálogos sobre a religião, o leitor encontrará também descrições do próprio Fidel sobre a guerra revolucionária em Cuba.
por Pedro Marin | Revista Opera
Frei Betto se reúne com Fidel em Cuba, em fevereiro de 2014. (Foto: Cubadebate)

“Fidel pode não ser cristão na fé, mas sem dúvida o é na prática, pois deu comida a quem tem fome, água a quem tem sede, saúde a quem estava doente etc. Cuba é hoje, apesar das dificuldades, um país sem miseráveis e de boa qualidade de vida.”

A afirmação é do teólogo, escritor e jornalista Frei Betto, que relançou em São Paulo, na última segunda-feira (18), o livro “Fidel e a Religião”, resultado de mais de 23 horas de conversas com o líder cubano.

“Teve início em fevereiro de 1985, quando participei de um jantar no qual ele estava e solicitei uma entrevista curta, para servir de epílogo a um livreto que pretendia escrever sobre Cuba, destinado ao público jovem. Ele agendou a entrevista para maio daquele ano. Ora, ao ter notícia de que havia mais de 3 mil pedidos de entrevista a ele sem resposta, mudei o projeto e elaborei 64 perguntas, centrando na questão religiosa”, conta Betto, a quem Fidel se refere, no livro, como o único homem vivo capaz de convertê-lo.

“Ao retornar a Havana em maio, Fidel se desculpou por estar demasiadamente envolvido no lançamento da rádio anticastrista José Martí, em Miami, e por isso não poderia dar a entrevista. Lembrei-me do pescador de “O velho e o mar”, de Hemingway: ou pescava agora ou nunca mais. Tanto insisti, que ele cedeu. Foram 23 horas de gravações em quatro dias.”

A nova edição do livro – que já foi publicado em 32 países, e, somente em Cuba, vendeu mais de 1,3 milhões de cópias – conta com um prólogo atualizado e com notas contextualizadas para o leitor de hoje. Além dos diálogos sobre o tema da religião, o leitor encontrará também descrições do próprio Fidel sobre a guerra revolucionária em Cuba e o processo de edificação do socialismo no país.

Continue lendo

rsz_palestina_brigada_verde
Arquibancadas anti-coloniais: a brigada verde do Celtic canta pela Palestina
frei betto
Frei Betto: eles ainda estão aqui
fidel
Frei Betto: Fidel, um líder exemplar

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular