UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Serra defende que conselho presida o Mercosul no lugar da Venezuela

Serra sugeriu que os embaixadores dos países do bloco formem um conselho informal e assumam a coordenação do Mercosul pelos próximos seis meses.
por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o presidente interino Michel Temer participam de cerimônia de entrega de credenciais a embaixadores estrangeiros, residentes em Brasília (Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse hoje (4) que espera uma solução negociada para resolver o impasse da presidência do Mercosul. Serra sugeriu que os embaixadores dos países do bloco formem um conselho informal e assumam a coordenação do Mercosul nos próximos seis meses, evitando assim que a Venezuela ocupe a presidência pro tempore.

“[Temos que] pegar os embaixadores dos países no Mercosul, temos lá uma embaixadora em Montevidéu que cuida da Aladi [Associação Latino-Americana de Integração] e do Mercosul, pegar esses embaixadores que representam seus países e eles fazerem um conselho informal para tocar os assuntos”, disse o chanceler a jornalistas após encontro com o presidente da Confederação Suíça, Johann Schneider-Ammann.

Representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai estão reunidos hoje em Montevidéu para discutir os rumos da presidência do bloco regional. No dia 29 de julho, o Uruguai deu por encerrada sua gestão à frente do Mercosul sem transferir o mandato para um país sucessor. A presidência muda de seis em seis meses, seguindo a ordem alfabética dos países, o que daria o mandato à Venezuela. No entanto, Brasil, Argentina e Paraguai são contrários à sucessão, por causa da situação política do país de Nicolás Maduro.

Na avaliação de Serra, a ausência de um país na presidência do Mercosul não atrapalharia as atividades do bloco econômico. “Vamos continuar tocando, não vai ficar parado. Muita coisa não precisa de presidente para ir para frente. Se o Mercosul realizasse tudo que já foi acordado, já teria trabalho suficiente, mas não vai ficar parado”, disse.

O ministro reiterou sua avaliação de que a Venezuela não tem condições de assumir o comando do Mercosul. “A Venezuela não tem condições de assumir, por um lado porque não cumpriu ainda os requisitos do Mercosul, segundo porque imagina que o Mercosul deveria funcionar em Caracas. É inteiramente utópico imaginar essa possibilidade.”

Depois que o Uruguai deixou a presidência do bloco, Serra enviou uma carta aos chanceleres dos países do grupo em que diz não reconhecer a Venezuela na presidência do Mercosul.

Continua após o anúncio

Mercosul e Efta

José Serra se reuniu na tarde de hoje com o presidente da Confederação da Suíça, Johann Schneider-Ammann, e, após o encontro, os dois afirmaram o interesse em estreitar as relações entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), formada pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

“Estamos de acordo quando queremos que prossiga um acordo de livre comércio entre Mercosul e Efta. A economia suíça depende de atividades internacionais, por isso focamos no Mercosul e em países da América do Sul”, disse Johann Schneider-Ammann.

Continue lendo

Despedida do Papa Francisco de visita ao México, em 17/02/2016. (Foto: Presidencia de la República Mexicana / Flickr)
A jornada de Jorge Bergoglio, o Papa que tentou reformar a Igreja e não conseguiu
Um mineiro carrega enxofre retirado das redondezas do vulcão Ijen, na Java Oriental, na Indonésia. (Foto: CEphoto/ Uwe Aranas / Wikimedia Commons)
Indonésia, o novo espírito de Bandung e o desenvolvimento industrial
O presidente dos EUA, Donald Trump, e China, Xi Jinping, durante encontro bilateral na Cúpula do G20 no Japão, em 29 de junho de 2019. (Foto: Shealah Craighead / White House)
A resposta da China à escalada da guerra comercial de Trump

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina