UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Na ONU, EUA diz que usará força militar contra Coreia do Norte “se necessário”

A declaração da representante norte-americana foi feita após a Coreia do Norte realizar um teste de um míssil balístico intercontinental, na terça-feira.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: KCNA)

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse na última quarta-feira (5), durante reunião do Conselho de Segurança da organização, que “os Estados Unidos estão preparados para usar todas as nossas capacidades para nos defender e defender nossos aliados”, acrescentando que “uma de nossas capacidades é a [do uso] de nossas forças militares consideráveis. Nós a usaremos, se necessário, mas preferimos não ter de seguir nesta direção.”

As declarações da representante norte-americana foram feitas após a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) realizar um teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM), o que tornaria o país asiático o sexto país no mundo a ter esse tipo de armamento. Os ICBMs são mísseis balísticos que podem percorrer grandes distâncias, geralmente acima de 5,5 km, o que possibilitaria à RPDC atingir o estado do Alasca, por exemplo. O ICBM também daria à RPDC uma vantagem estratégica frente aos sistema antimísseis THAAD, instalado neste ano na Coreia do Sul.

“Nós olharemos a qualquer país que escolha fazer negócios com esse regime ilegal”, disse Haley, sugerindo expandir as sanções econômicas contra a RPDC por meio de uma nova resolução da ONU. A medida foi apoiada pela França.

China e Rússia condenaram o teste, mas disseram que a possibilidade militar deveria ser excluída. Os países propuseram que a RPDC cancele seus programas de mísseis e nuclear, e que os Estados Unidos e Coreia do Sul paralisem seus exercícios militares conjuntos e retirem o THAAD da Península Coreana.

Continue lendo

Despedida do Papa Francisco de visita ao México, em 17/02/2016. (Foto: Presidencia de la República Mexicana / Flickr)
A jornada de Jorge Bergoglio, o Papa que tentou reformar a Igreja e não conseguiu
A ex-candidata à presidência dos EUA pelo Party for Socialism and Liberation (PSL), Claudia De la Cruz, durante o evento Dilemas da Humanidade, no SESC Pompéia, em São Paulo. (Foto: Pedro Marin / Revista Opera)
Claudia De la Cruz: “Todo momento de crise capitalista leva à guerra”
Um mineiro carrega enxofre retirado das redondezas do vulcão Ijen, na Java Oriental, na Indonésia. (Foto: CEphoto/ Uwe Aranas / Wikimedia Commons)
Indonésia, o novo espírito de Bandung e o desenvolvimento industrial

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina