Pesquisar

Assista: Camilo Torres, mais que um padre guerrilheiro

Documentário colombiano recupera história do padre, sociólogo, guerrilheiro e pioneiro da Teologia da Libertação, Camilo Torres Restrepo.

por Pedro Marin | Revista Opera

Contam que, após a bala, se ouviu uma voz. Era Deus que gritava: Revolução. Foi assim que o cantor uruguaio Daniel Viglietti descreveu sua morte, em “Cruz de Luz”. O cubano Carlos Puebla canta que: Junto a seu povo caiu / Pela razão verdadeira / E hoje vira bandeira / Para os que tanto amou.

Camilo Torres Restrepo nasceu em 1929. Filho de médico, cresceu em uma família da elite de Bogotá, mas, desde muito cedo, se solidarizou com os pobres.

“Ele me perguntou um dia: ‘por quê essas crianças são chamadas crianças de rua?’ e eu respondi que era porque andavam mal vestidos e sujos, e que são muito pobres. E ele me perguntou: ‘Por quê? Não são iguais a nós? Por que não lhes dão roupa, lhes lavam, lhe dão comida? E ficam iguais a nós”, conta sua mãe Isabel.

Na juventude, Camilo tem contato com os padres dominicanos franceses, e começa seus estudos na Teologia. Em 1954, é ordenado sacerdote, e vai à Bélgica para estudar Sociologia. Cinco anos depois, volta a Bogotá, e no ano seguinte participa da fundação da Faculdade de Sociologia da Universidade Nacional. Cria o Frente Unido e, em 1966, junta-se ao Exército de Libertação Nacional da Colômbia. Caiu em combate em 15 de fevereiro daquele ano, no departamento de Santander.

A história é contada, em detalhes, no documentário “Camilo – Mais que um padre guerrilheiro.” Realizado pelo Periferia Prensa Alternativa e AgitProp, com direção de David Guevara, o documentário foi exibido pela Revista Opera e TVDrone em um evento em março deste ano, e agora encontra-se disponível no Youtube com tradução* da ex-correspondente da Revista Opera na Colômbia, Mariana Ghirello.

*Basta ativar as legendas no vídeo

Continue lendo

Homens descansam na Plaza Salvador del Mundo, durante ato de beatificação do Monsenhor Oscar Romero, assassinado em 24 de março de 1980 enquanto celebrava uma missa na Capela do Hospital La Divina Providencia. (Foto: Luis Astudillo C. / Cancillería del Ecuador)
Frei Betto: Estados Unidos e o perfil religioso da América Latina
O ex-presidente Juscelino Kubitschek. (Foto: Agência Brasília/Wikimedia Commons)
EUA usaram Juscelino Kubitschek para apoiar e depois criticar a ditadura no Brasil
Militares do Exército Brasileiro em cerimônia do Dia da Bandeira em Brasília, em 2018. (Foto: Exército Brasileiro/Divulgação/Flickr)
Luís Carlos Prestes: um "Poder" acima dos outros

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina