Pesquisar

Mural: Leitor indica documentário sobre apoio cubano em África e livro sobre neoliberalismo na educação

Documentário "Cuba, una odisea africana" trata do apoio cubano a experiências de libertação nacional na África.

Documentário “Cuba, una odisea africana” trata do apoio cubano a experiências de libertação nacional na África. Por Rafael Coelho* | Mural do Leitor

O Mural do Leitor é um espaço dedicado a nossos leitores. Para participar com uma contribuição, entre em contato pelo e-mail: mural.revistaopera@gmail.com

***

Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo trabalho de todos que fazem parte da melhor revista sobre análise geopolítica nacional e internacional. Conforme proposta do mural dos leitores, gostaria de fazer algumas sugestões para a revista.

1 – Vocês poderiam indicar aos leitores o documentário “Cuba, una odisea africana” ou em inglês, “Cuba! Africa! Revolution!”. Este é um documentário produzido pelo canal francês Arte de 2008, e retrata o envolvimento da maior ilha do Caribe nas lutas de libertação nacional africanas ao longo do século XX, entre as décadas de 60 e 90.

O documentário entrevista os principais atores envolvidos em três conflitos: a Crise do Congo, a Guerra de Independência da Guiné-Bissau e a Guerra de Independência de Angola. Estes foram apenas 3 dos 17 movimentos onde Cuba interveio ao lado das forças populares. Destaca-se o papel vanguardista e internacionalista de Cuba a despeito da discordância soviética que, engajada no processo de distensão ou relaxamento das tensões com o Ocidente, via com maus olhos qualquer intervenção no Terceiro Mundo. E a influência da vitória em Angola para o fim do Apartheid na África do Sul. Inclusive, um título generoso e eloquente para este documentário poderia ser “o dia em que Fidel Castro libertou Mandela”.

O documentário está em inglês e espanhol, e somente o vídeo em espanhol tem legendas no Youtube, se vocês tiverem interesse, podemos reunir pessoas dispostas a criar legendas em português. Eu posso ajudar neste trabalho com a língua inglesa.

2 – Gostaria de indicar a leitura do livro “A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias” de Luiz Carlos Freitas. Neste, o autor busca analisar as reformas educacionais propostas desde os governos tucanos, que têm o objetivo de privatizar a educação brasileira, destruindo a educação pública e a inserindo uma lógica neoliberal de gestão escolar. Isso se dá através da distribuição de dinheiro público para financiar escolas privadas (vouchers), terceirização da gestão escolar ou serviços de consultoria educacional e inserção de uma lógica empresarial na gestão pública.

O livro está gratuito no site da livraria Expressão Popular.

Obs.: acredito que a Revista Opera poderia pautar mais temas da educação, desde questões sindicais, do avanço das grandes corporações no mercado educacional e na organização política dos jovens estudantes brasileiros.

*Rafael Coelho tem 27 anos e é professor de geografia em São Paulo.

Continue lendo

Um grupo de migrantes haitianos em um barco é interceptado pela Guarda Costeira dos EUA. (Foto: U.S. Coast Guard Historian's Office / Flickr)
A história esquecida dos haitianos presos em Guantánamo
fidel
Frei Betto: Fidel, um líder exemplar
frei betto (3)
Frei Betto: revolução das consciências

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina