Pesquisar

Nota de solidariedade ao A Nova Democracia: não à perseguição contra a imprensa popular!

No Rio de Janeiro, no início deste mês, o jornal A Nova Democracia informou que membros de sua redação têm sido seguidos e filmados.

No Rio de Janeiro, no início deste mês, o jornal A Nova Democracia informou que membros de sua redação têm sido seguidos e filmados. Por Revista Opera – Editorial
(Foto: Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro)

O Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2020, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), dá conta de um dado preocupante: 2020 foi, desde que as medições da federação começaram, na década de 1990, o ano mais violento para os jornalistas brasileiros. Em relação a 2019, o relatório da FENAJ constatou um aumento de 105,77% nos casos de violência contra profissionais da imprensa. Estão incluídos no relatório casos de descredibilização da imprensa (152), impedimentos ao exercício profissional (14), censuras (85) e ataques cibernéticos (6). Mas também agressões verbais e ataques virtuais (76), agressões físicas (32), injúrias raciais e racismo (2), sequestro e cárcere privado (2), assassinatos (2) e ameaças e intimidações (34).

No Rio de Janeiro, no início deste mês, o jornal popular A Nova Democracia informou, por meio de seu site, que membros de sua redação têm sido seguidos e filmados, enquanto homens – alguns dos quais de porte atlético ou militar – rodeiam a sede do jornal e participam do que parece ser uma operação de “campana”.

A denúncia não é irrelevante, tendo em vista que o jornal é o principal órgão de imprensa a cobrir a atuação da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), destacando-se as denúncias recentes sobre o cerco policial ao acampamento Tiago dos Santos, em Porto Velho (RO), zona de conflito que foi usada para provocações do presidente e teria motivado uma viagem do senador Flávio Bolsonaro à região. Tem também uma trajetória na cobertura da violência policial contra a população das favelas do Rio de Janeiro, destacando-se a cobertura feita no Complexo da Maré em 2015, e a denúncia, nos últimos anos, da participação de militares no Governo Federal e na política nacional.

A Revista Opera se solidariza com o jornal A Nova Democracia e conclama as associações de jornalistas e imprensa, nomeadamente a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a se atentarem às denúncias do jornal, prestando o apoio necessário aos jornalistas e à redação para evitar que os casos de intimidação se repitam ou se tornem ainda mais graves.

Continue lendo

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista a Terry Moran, da ABC NEWS. (Foto: White House / Joyce N. Boghosian)
A extrema-direita não pode ser quebrada com o martelo da razão
assange
Por que Julian Assange representa a vanguarda da liberdade de imprensa mundial
pera
Por que a mídia dos EUA é cega para as atrocidades de guerra estadunidenses?

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina