UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Venezuela rechaça tentativa de golpe no Mercosul

“Por trás de este plano estão os que sempre conspiraram contra a união sul-americana com o objetivo de impôr o Consenso de Washington”, diz o comunicado.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate)

OMinistério de Relações Exteriores da Venezuela rechaçou nesta terça-feira (2), por meio de comunicado, o que chama de “maquinações da direita extremista do sul do continente” para impedir que o país assuma a presidência pro tempore do Mercosul.

“Esta tríplice aliança, integrada pelos governos da Argentina, Brasil e Paraguai, pretende reeditar uma espécie de Operação Condor contra a Venezuela”, diz o comunicado. “Por trás deste plano estão os que sempre conspiraram contra a união sul-americana com o objetivo de impôr o Consenso de Washington, com a falsa convicção de que chegou o momento da Revolução Bolivariana desaparecer.”

Na última segunda-feira, o Uruguai deixou a presidência do bloco, e a Venezuela se autoproclamou em seu comando. No entanto, Brasil, Paraguai e Argentina reconhecem como vaga a presidência. “Essa Presidência inexiste. Não vamos participar de nenhuma convocação [da Venezuela]”, disse ontem o chanceler paraguaio Eladio Loizaga.

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, José Serra, disse por sua vez que a decisão por parte do Uruguai de encerrar seu mandato “gera incerteza e impõe a necessidade de adoção de medidas pragmáticas.”

A Argentina, por sua vez, sugeriu uma reunião do bloco durante a abertura dos Jogos Olímpicos, na próxima sexta-feira.

 

Continue lendo

Papa Francisco se despede no Aeroporto Mariscal Sucre de Quito, após visita ao Equador. (Foto: Carlos Pozo Albán / Cancillería del Ecuador)
Frei Betto: o funeral do Papa Francisco
Não é preciso ser muito perspicaz para concluir que a abordagem de Trump é diametralmente oposta à de Xi. Enquanto a China promove a abertura, a cooperação e a interdependência, os EUA estão se isolando, gerando instabilidade e imprevisibilidade nos mercados globais. A abordagem chinesa tem como base o benefício mútuo e a interconexão global, enquanto Trump amplia a fragmentação econômica, ameaçando interromper as cadeias globais de suprimentos. (Foto: Steve Kwak / Maryland GovPics / Flickr)
O dilema geoeconômico: globalização à la Xi ou isolacionismo à la Trump?
Despedida do Papa Francisco de visita ao México, em 17/02/2016. (Foto: Presidencia de la República Mexicana / Flickr)
A jornada de Jorge Bergoglio, o Papa que tentou reformar a Igreja e não conseguiu

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina