UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
, ,

Lula 3, o caminho da catástrofe – e sem mudança à frente

A reação imediata do campo governista com a pesquisa Datafolha é o grito: "precisa mudar". Mudar como? Demitir Haddad? Revogar o arcabouço? Parece impossível

Mauro Lopes
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração da doação da Área de Patrimônio da União “Gleba Cumaú” (Área J) ao Governo do Estado do Amapá e de anúncio da entrega do Conjunto Habitacional Nelson dos Anjos. Macapá-AP. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A pesquisa Datafolha, que aponta o governo com a menor aprovação em três mandatos (somente 24%), explodiu como uma bomba, catastrófica.

A reação imediata do campo governista é o grito: “precisa mudar!” 

Mas o governo Lula parece caminhar para o matadouro.

Mudar como? Demitir Haddad? Revogar o arcabouço? Parece impossível. Seria o rompimento radical com a base do governo: o capital financeiro, o agronegócio, o Centrão. 

Mudar agora, no exato momento em que Lula prepara a entrega do governo para o Centrão?

Mudar o curso quando Haddad e Galípolo dizem que é preciso desacelerar a economia?

Continua após o anúncio

Mudar o curso quando o governo está liquidando com a capacidade de investimento do Estado e privatizando como nunca antes na história deste país?

Mudar depois de o BC avisar que virão pelo menos mais duas ou três cacetadas nos juros?

Mudar de que jeito se, diante da alta nos preços dos alimentos, a palavra de ordem é “nenhuma hetedoroxia!”?

Não há qualquer sinal de mudança à frente.

Ou melhor, há. A fantástica vitória dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores do campo e trabalhadoras da educação, com apoio de estudantes e intelectuais contra o clã Barbalho, aponta o caminho da mudança. A luta nas ruas pelo fim da escala 6×1 também.

Quanto ao governo, não se pode dizer que foi por falta de aviso. A esquerda tem indicado desde meados de 2023 que o curso atual levaria ao desastre.

Continua após o anúncio

(*) Mauro Lopes é jornalista e apresentador do programa “Manhã Brasil“. Atua desde os 16 no jornalismo, a princípio no jornal independente Cobra de Vidro. Foi editor do Painel da Folha de S. Paulo, apresentador do programa “Giro das 11” no Brasil247 e do programa “Fórum Café”, na Revista Fórum.

Revista Opera A Revista Opera é um veículo popular, contra-hegemônico e independente fundado em abril de 2012.

Continue lendo

Olhar para trás, para a longa história de resoluções da ONU sobre a Palestina – aprovadas, mas nunca respeitadas – parece quase inútil. Desde a primeira Nakba até os dias atuais, os palestinos estão presos em um limbo, forçados a viver em vastos campos de concentração e agora sujeitos a um extermínio aberto em condições brutais. E isso prossegue, sem parar. (Foto: Pok Rie / Pexels)
Palestina: reconhecimento de quê? E por quê?
O padrão-ouro, que garantia que cada dólar pudesse ser trocado por uma quantidade fixa de metal precioso, foi deixado para trás. Desde então, o dólar tem sido sustentado exclusivamente pela “confiança” na economia dos Estados Unidos e pelo poder político e militar que a respalda. (Foto: Ervins Strauhmanis / Flickr)
O mundo financia o déficit dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Alan Santos/PR)
Projeto de lei pró-Trump sobre terrorismo usa PCC e CV para facilitar intervenção dos EUA

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina