UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Hillary Clinton acusa Rússia por vazamento de emails da Convenção Democrata

Moscou negou as acusações na última terça-feira, classificando-as como "absurdas", assim como o criador do Wikileaks, Julian Assange.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Governo da Rússia)

Acandidata democrata à Presidência dos EUA e ex-Secretária de Estado, Hillary Clinton, disse no último sábado (30), durante entrevista à Fox News, que serviços de inteligência russos estiveram por trás do vazamento de emails da Convenção Nacional Democrata, e acusou o candidato republicano, Donald Trump, de apoiar o Presidente russo Vladimir Putin.

“Nós sabemos que serviços de inteligência russos invadiram [os computadores da] Convenção Nacional Democrata e nós sabemos que eles arranjaram para que muitos destes emails fossem vazados, e nós sabemos que Donald Trump tem demonstrado uma preocupante boa vontade em apoiar Putin”, disse a candidata durante a entrevista.

Leia mais – Hillary e Trump: Uma moeda, duas faces

A candidata se refere aos quase 20 mil emails vazados pelo site Wikileaks na penúltima sexta-feira (22). Alguns dos emails sugeriam um conluio dentro do partido democrata para prejudicar o candidato Bernie Sanders, o que motivou a renúncia da Presidente da Comitê Nacional Democrata Debbie Wasserman Schultz nessa semana.

Oficiais do governo americano, do Comitê Democrata e empresas de segurança virtual disseram que havia evidência de participação russa no vazamento. Moscou negou as acusações na última terça-feira, classificando-as como “absurdas.” O criador do Wikileaks, Julian Assange, disse que “não há prova nenhuma” de que o vazamento se trate de uma operação de inteligência russa, dizendo que a acusação se trata distração por parte da campanha de Hillary.

 

 

Continue lendo

Manifestação no Nepal em 9 de setembro de 2025. (Foto: हिमाल सुवेदी / Wikimedia Commons)
Cinco teses sobre a situação no Nepal
A modernização da China tem sido um dos processos mais notáveis do século XXI, suscitando um debate acadêmico interminável. (Foto: Rawpixel)
O que os economistas ortodoxos não dizem sobre a modernização da China
Vários grupos de ativistas tentarão, no próximo domingo, 31 de agosto, romper o cerco e chegar às águas palestinas, embora desta vez o façam em grande estilo: dezenas de barcos civis partirão do porto de Barcelona, que serão acompanhados, mais tarde, por embarcações de outros países na "Flotilha Global" a Gaza. (Foto: Joe Catron / Flickr)
A maior flotilha rumo a Gaza da história

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina