Pesquisar
,

24ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba começa nesta semana em Santos

Diplomatas, políticos, militantes e intelectuais de Cuba e do Brasil debaterão durante a semana temas relativos à ilha. Evento ocorre a cada dois anos.

A Associação Cultural José Martí – Baixada Santista realiza em Santos-SP, entre os dias 17 e 22 de junho, a XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, evento que acontece a cada dois anos e tem como objetivo discutir os efeitos da revolução cubana em áreas como Saúde, Educação e Esporte. O tema desta edição será
“Revolução Cubana – 60 Anos: Conquistas e Desafios”. No evento, que será realizado no Sindicato dos Petroleiros, também serão discutidos o fim do bloqueio econômico a Cuba e devolução da Base Militar de Guantánamo.

A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba é um evento nacional e tem o apoio de Associações Culturais José Martí de outras cidades do País, do Movimento de Solidariedade a Cuba, de Comitês de Solidariedade, de movimentos sociais e simpatizantes da causa cubana.

Durante o evento, analistas e autoridades cubanas debaterão temas diversos relacionados a Cuba: Solidariedade Internacionalista; Atualidade: 60 Anos da Revolução – Nova Constituição e Juventude; Ciência e Tecnologia; Educação e Saúde – Formação de uma sociedade mais justa; Gênero; Política – Bloqueio econômico e Guerra midiática.

Para debater estes e outros temas foram convidadas as cubanas Yenisey Cruz Carreno, deputada da Assembleia Nacional do poder popular e segunda secretaria da UJC de Cuba (Juventude Comunista Cubana), Naomi Rabaza, vice-presidente do ICAP (Instituto Cubano de Amizades entre os Povos) e Yarisledis Medina, também do ICAP.

Também participarão da Convenção os diplomatas Pedro Monzon Baratá, Cônsul- geral de Cuba, Antônio Mata, cônsul cubano de imprensa, e Rolando Gomez Gonzáles, embaixador de Cuba no Brasil. O venezuelano Yhonny Gárcia Calles, coordenador do Movimento de Amizade e Solidariedade a Cuba da Venezuela, é outro participante convidado.

Diversos intelectuais brasileiros também estarão presentes na Convenção, entre eles a historiadora Anita Leocádia Prestes, e os professores doutores Angélica Lovatto e Nildo Ouriques.

A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba contará, além das mesas de debates, atividades culturais, com shows musicais, livraria e a II Feira da Reforma Agrária da Baixada Santista.

SERVIÇO:
XXIV a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba
Onde: Sindicato dos Petroleiros – Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos
Quando: dias 17, 18, 19, 20 , 21 e 22 de junho.
Preço: R$ 10,00 – contribuição solidária.
Inscrições: www.60anosderevolucao.com.br

[rev_slider alias=”livros”][/rev_slider]

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
O poeta Roque Dalton discursa detrás de uma mesa, com um livro sob ela.
Roque Dalton: clandestinidade
cuba
Três lições que aprendi ao visitar Cuba

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular