Pesquisar

A Revista Opera está de volta

Decidimos retomar nosso trabalho, pela convicção de que é necessário construir uma alternativa à grande imprensa no Brasil.

Realizamos muito nestes quatro anos de existência: fomos o primeiro veículo brasileiro a enviar um correspondente ao leste da Ucrânia, fizemos dezenas de entrevistas, escrevemos centenas de artigos e publicamos, dia após dia, milhares de notícias.

Tudo isso foi feito sem nenhum vínculo com grandes empresas, partidos políticos ou ONGs. Prezamos pela independência e pelo jornalismo feito pelo ponto de vista do trabalhador – e por isso pagamos um preço.

Trabalhamos estes quatro anos sem salário – sempre que conseguíamos alguma quantia, era revertida no site, em reportagens ou envio de correspondentes. Sofremos diversos os ataques cibernéticos, o que constantemente derrubava o site e eventualmente o servidor inteiro – muitos vindos da Ucrânia, aliás; sinal de que incomodamos muito com nossa cobertura. E, por fim, tivemos de paralisar nosso trabalho, já feito com muita dificuldade, por um motivo banal: publicamos um artigo com uma foto sem autorização, e poderíamos enfrentar um processo.

Mesmo assim, decidimos retomar nosso trabalho, pela convicção de que é necessário construir uma alternativa à grande imprensa no Brasil. E, nesse processo, trazemos novidades:

A primeira é o novo site. Além de melhorar a experiência do leitor e nosso trabalho, é mais seguro, o que significa que não será derrubado com facilidade.

A segunda novidade é que temos novos colaboradores, o que garantirá uma cobertura diária mais completa, e possibilitará a criação de mais conteúdo – pensamos em fazer conteúdo em vídeo no futuro, por exemplo.

Por fim, fizemos uma parceria com uma pequena livraria e sebo de Praia Grande (SP), a Montanha Mágica Livros. Passaremos agora a fazer uma seleção de livros e postá-la na página da Loja da Opera. Em troca, parte do rendimento da livraria ajudará a Opera a expandir seu trabalho.

 

 

Continue lendo

Policiais em ação de despejo em Nova Mutum Paraná, em Rondônia. (Foto: PM Sérgio)
Rondônia: sobrinho de latifundiário ‘Galo Velho’ admite usar policiais contra camponeses
Dados do Censo Escolar de 2024 mostram que quase 650 mil alunos estudam em unidades sem acesso a água potável, e outros 180 mil frequentam escolas onde não há qualquer fornecimento. (Foto: Yasmin Velloso/Agência Pública)
Longe do básico, 830 mil alunos seguem sem acesso a água potável em escolas
O lobista é um tradutor profissional, capaz de transformar "ganância" em "progresso" com a facilidade de quem troca de gravata. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Ode ao lobista

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina