Pesquisar

O maltratado cérebro dos idosos

O silêncio e a invisibilidade dos idosos são essenciais para aqueles que querem que a memória, o passado, não faça parte do futuro, porque seu desejo por dinheiro e poder não pode depender do aval daqueles que têm experiência.
O silêncio e a invisibilidade dos idosos são essenciais para aqueles que querem que a memória, o passado, não faça parte do futuro, porque seu desejo por dinheiro e poder não pode depender do aval daqueles que têm experiência. Por Francisco Javier López Martín | El Salto – Tradução de Pedro Marin
(Foto: Rui Rocha / Flickr)

Os postulados defendidos pela gerontofobia que se apoderou de nossas sociedades tentam legitimar o esquecimento; que ocultemos e ignoremos como milhares de idosos foram condenados a morrer nos piores momentos da pandemia.

Os responsáveis por esses excessos não passarão pelos tribunais e até receberão o aplauso, na forma de votos, de milhões de cidadãos que querem esquecer os recentes desastres o mais rápido possível e voltar à festa, mesmo que essa festa nunca mais seja a mesma.

Bem, frente àqueles que odeiam e tentam eliminar os idosos de nossa sociedade, exceto para as funções de votar esporadicamente, as vozes da ciência, dos estudos médicos e psicológicos, estão começando a emergir.

Estudos médicos indicam que os cérebros dos idosos são muito menos rígidos e cristalizados do que somos levados a acreditar. De fato, se há algo que caracteriza o cérebro das pessoas mais velhas é que o equilíbrio entre os hemisférios direito e esquerdo é muito maior e a interação é mais harmoniosa do que em um cérebro mais jovem.

O efeito imediato é que, entre as pessoas mais velhas, podemos encontrar muitas vocações tardias para novas atividades criativas que, embora latentes em estágios anteriores da vida, decidem se expandir e se desenvolver após os 60 anos.

Isso não significa que a velocidade de pensamento de uma pessoa jovem seja mais lenta. Muito pelo contrário. Nossos jovens pensam mais rápido, mas nossos idosos pensam de forma mais flexível, com menos exposição aos riscos e efeitos do pensamento emocionalmente carregado, nem sempre positivo.

A substância chamada mielina, que envolve algumas células nervosas e cuja função é aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios, aumenta no cérebro das pessoas idosas.

O que perdemos em velocidade, com a idade, ganhamos em habilidades ampliadas. Aprendemos a coordenar melhor o funcionamento dos hemisférios esquerdo e direito.

Como se sabe, cada hemisfério é responsável por diferentes tarefas e funções, embora às vezes eles se sobreponham, e isso é melhor feito por pessoas mais velhas. Um hemisfério, o esquerdo, é mais responsável pela linguagem e pelo raciocínio lógico, pelos cálculos matemáticos e pela articulação do discurso verbal. O hemisfério direito lida com a criatividade, a intuição de novas respostas, a localização espacial, a música e a arte.

Mas quando se trata de prestar atenção a uma tarefa, do uso da memória e das lembranças, dos sentimentos, do gerenciamento das emoções, os dois hemisférios do cérebro interagem e acontece que os mais velhos estão em uma posição melhor para que essa troca, essa cooperação, ocorra nas melhores condições. Isso significa que eles estão mais bem preparados para resolver problemas mais complexos.

As pessoas mais velhas economizam energia. Seu cérebro consome menos energia, porque elas suprimem o desnecessário e selecionam melhor as opções possíveis. Como resultado, cometem menos erros. Os estudos chegam às mesmas conclusões.

A idade enfraquece as conexões cerebrais, mas o trabalho intelectual ajuda a manter o cérebro em ótimas condições. As pessoas mais velhas sabem como usar os dois hemisférios para selecionar as informações necessárias para tomar decisões.

Manter a atividade física e mental torna a vida mais longa, tanto em quantidade de anos quanto em qualidade. Portanto, a aposentadoria deve se tornar um momento para manter a atividade de outras formas ou para iniciar novas atividades. Viagens, arte em todas as suas formas, atividade física moderada, assistir a concertos, cinemas, teatro, atividade social e política, cuidar de nossos hobbies sempre adiados, tornam-se novas oportunidades para a vida.

Ter mais de 60 anos, chegar aos 80, até mesmo aos 90, não é um drama nem um motivo para depressão, explicam os pesquisadores do cérebro humano. Uma sociedade que dá as costas aos mais velhos está jogando fora boa parte de suas chances de sobrevivência.

A aceleração que ocorreu em nossas vidas nos últimos tempos, em todas as áreas de atividade econômica, social e política, levou ao afastamento daquelas pessoas que foram algo em nosso país, mas que deixaram de sê-lo.

Às vezes, os idosos são usados como ornamentos, cenários, adereços, enfeites e objetos de homenagens vazias, ou como barcos de pesca e pesqueiros de votos, mas seu silêncio, sua invisibilidade, são essenciais para aqueles que decidiram que a memória, o passado, não deve fazer parte do futuro, porque seu desejo por dinheiro e poder não pode depender do aval daqueles que têm experiência, por mais ágeis e precisos que sejam seus pensamentos e intuições.

Uma notícia recente me informou que um terço dos nossos idosos sofre algum tipo de abuso, violência ou maus-tratos que os impedem de viver plenamente suas capacidades. Uma realidade invisível em nosso mundo moderno, ensurdecido por um excesso de informações.

No pecado cabe a penitência, e nossas sociedades caminham como galinhas sem cabeça, apressadas, correndo, mas sem saber para onde ir, determinadas na crença de que a liberdade é o exercício dos caprichos ao extremo e que podemos consumir e gastar até o infinito, porque quando todos os recursos se esgotarem, alguns poucos privilegiados poderão emigrar para Marte para morrer no silêncio das imensas planícies do deserto do deus da Guerra, assim como nossos anciãos morreram na solidão infinita de suas residências.

Continue lendo

pai jau capa
Pai Jaú: macumba, futebol e negritude no Brasil do século 20
oppenheimer
Encontrando as vítimas de Hiroshima e Nagasaki em Oppenheimer
rsz_susan-meiselas
Susan Meiselas: fotografia anticolonial e a memória dos povos oprimidos

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel