Um grupo de militares turcos anunciou nesta sexta-feira (15) que “tomaram completamente a administração do país” com o objetivo de “reinstalar a ordem constitucional, os direitos humanos e liberdades.” O anúncio foi feito pela TV estatal do país, TRT, que foi tomada pelos militares. Eles também impuseram a lei marcial e um toque de recolher, mas disseram que uma nova constituição será adotada e que um “Conselho de Paz” governará o país.
VIDEO: Intense firefight between unknown forces in #Ankara #Turkey – @Mr_Ghostly / @iha_sondakika pic.twitter.com/YQc9zZvfVK
— Conflict News (@Conflicts) July 15, 2016
Vídeo mostra conflito entre forças desconhecidas em Ankara
Mais cedo, soldados fortemente armados e veículos militares fecharam as duas principais pontes de Istambul, enquanto jatos militares voavam em baixa altitude. O aeroporto internacional de Istambul também foi fechado.
Agências de notícias reportaram que helicópteros militares abriram fogo contra o bairro presidencial de Ankara há pouco.
Helicópteros militares destruyeron edificio de inteligencia del estado en Ankara. Golpe de Estado en #Turquia pic.twitter.com/o3qqbykjdP
— Juan Manuel (@JuaneMeDiMarco) July 15, 2016
Vídeo mostra helicópteros destruindo edifício de inteligência estatal em Ankara.
O Presidente do país, Recep Erdogan, convocou seus apoiadores às ruas, e disse que o golpe será derrotado em breve, durante uma entrevista ao canal de notícias CNN. Ele também disse que os golpistas pagarão um “preço alto” pelo golpe. O Comandante do 1º Exército turco declarou apoio ao Presidente.
Enquanto isso, grupos de manifestantes estão tomando as ruas de Istambul e marchando contra o golpe, em apoio ao Presidente Erdogan.