Pesquisar

Com doações, observatório sobre agronegócio no Brasil é inaugurado

Observatório sobre agronegócio no Brasil, “De Olho nos Ruralistas” começa um trabalho possibilitado por campanha de financiamento coletivo.
(Foto: Pedro Marin / Revista Opera)

Está no ar o site do De Olho nos Ruralistas, um observatório sobre o agronegócio no Brasil. Ele pode ser acessado neste link: www.deolhonosruralistas.com.br

A ênfase é na observação dos impactos sociais e ambientais desse modelo de apropriação da terra e dos recursos naturais. Com atenção à movimentação política e econômica do setor – que costuma ter uma cobertura simpática na imprensa tradicional.

O site se divide em alguns temas: De Olho na Comida, De Olho no Ambiente, De Olho nos Conflitos, De Olho no Agronegócio. Aqueles que fizeram doações a partir de determinado valor recebem também boletins diários sobre cada um desses temas.

De Olho TV será um programa quinzenal de WebTV, a cada quinzena com um entrevistado. Durante a campanha de financiamento foram feitos dois programas-piloto, com a professora Larissa Bombardi, da USP, e a nutricionista Ana Paula Bortoletto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

SINERGIA

A redação é pilotada pelo jornalista Alceu Castilho, autor do livro “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” (Contexto, 2012). A ideia do projeto surgiu em 2013, durante a realização de um ciclo de debates sobre o livro.

A equipe é a mesma do Outras Palavras, em um trabalho de sinergia – cada vez mais necessário na imprensa contra-hegemônica, ou alternativa. Cauê Ameni é o subeditor. Inês Castilho, repórter. Gabriela Leite, editora audiovisual. Simone Hernández, subeditora audiovisual. O Outras Palavras é coordenado pelo jornalista Antonio Martins.

As transmissões do programa serão feitas pela TVDrone, outra parceira do projeto, sob a orientação de André Takahashi. Ele também é coordenador de projetos do De Olho nos Ruralistas, responsável pelo contato com parceiros.

O projeto foi possibilitado por uma campanha de financiamento coletivo, que teve mais de 600 doadores. A meta é de ampliação do projeto, mas com prioridade para esse tipo de financiamento.

Continue lendo

guerra
Sem chance para a paz: adeus a um 2024 cheio de guerras e morte
braga netto
Com Braga Netto preso, intervenção do Rio também deveria ser investigada
militares
O Brasil precisa refundar suas organizações militares

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular