Pesquisar
, ,

Quando eu morrer

Com o assassinato de Marielle Franco, uma trupe de criaturas amorfas, que só conseguem se indignar por meio do espetáculo, tem surgido para "prestar homenagens" que apagam a razão fundamental de seu assassinato e sua razão de vida: sua luta.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Mídia Ninja)

Fred Hampton, líder do Partido dos Panteras Negras em Illinois, fez um discurso em 1968, no qual dizia: “Se você pensa em mim e você não está disposto ao ato revolucionário, esqueça de mim. Eu não quero estar na sua mente se você não for trabalhar pelo povo. […] Eu não acredito que eu tenha nascido para morrer em um acidente de carro. Eu não acredito que eu vá morrer escorregando em um cubo de gelo. Eu não acredito que eu vá morrer por um infarto, não acredito que eu vá morrer por câncer no pulmão. Eu acredito que eu serei capaz de morrer fazendo as coisas para as quais eu nasci. Eu acredito que eu vá morrer pelo povo, acredito que vá morrer como um revolucionário na luta proletária revolucionária internacional. […] Por que você não vive pelo povo? Por que você não luta pelo povo? Por que você não morre pelo povo?”

Um ano depois, Fred Hampton seria assassinado enquanto dormia ao lado de sua mulher, aos 21 anos de idade. Mais de 90 tiros foram disparados pela polícia no apartamento em que descansava, dos quais dois foram disparados contra a sua cabeça, a queima-roupa.

1969. Policiais sorriem ao carregar o corpo morto de Fred Hampton. (Associated Press)

Ontem, a vereadora pelo PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco, foi morta com quatro tiros de 9mm na cabeça. Tudo cheira a execução. Marielle, como Hampton, sabia que sua atuação poderia levá-la à morte. Ainda assim, partiu à ação. Com seu assassinato, uma trupe de criaturas amorfas, que só conseguem se indignar por meio do espetáculo, tem surgido para “prestar homenagens” que apagam a razão fundamental de seu assassinato e sua razão de vida: a luta.

“Se você pensa em mim e você não está disposto ao ato revolucionário, esqueça de mim. Eu não quero estar na sua mente se você não for trabalhar pelo povo”, disse Hampton. Em outras palavras, a única forma de honrar Marielle é sendo tão ou mais dura do que ela foi.

Continue lendo

Policiais em ação de despejo em Nova Mutum Paraná, em Rondônia. (Foto: PM Sérgio)
Rondônia: sobrinho de latifundiário ‘Galo Velho’ admite usar policiais contra camponeses
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante discurso na 80a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. (Foto: Daniel Torok / White House)
A nova Estratégia Nacional de Segurança de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante comemoração do 250º aniversário da Marinha dos EUA. (Foto: Daniel Torok / White House)
Por que Trump enviou seus navios de guerra para a Venezuela?

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina