Pesquisar
,

“O Jovem Karl Marx” estreia no Brasil em 28 de dezembro

Do premiado diretor haitiano Raoul Peck, o filme aborda a juventude de Karl Marx em meio ao nascente movimento revolucionário comunista no século 19.
por Pedro Marin | Revista Opera

O filme “O Jovem Karl Marx”, do premiado diretor haitiano Raoul Peck (Eu Não Sou Seu Negro) estreará nos cinemas de todo o país no dia 28 de dezembro.

O filme, que teve sua primeira exibição em fevereiro deste ano no Festival de Cinema de Berlim, aborda a juventude de Marx em meio ao nascente movimento revolucionário comunista no século 19, estendendo-se da atuação de Marx com os Jovens Hegelianos na Gazeta Renana à reorganização ao lado de Engels da Liga dos Justos e o nascimento da Liga dos Comunistas, em 1847.

Engana-se no entanto quem pensa que, pela extensão dos temas tratados na produção (e da obra de Marx) o filme de Peck seja maçante. A façanha de Peck e Pascal Bonitzer (que escreveu o roteiro ao lado do diretor) consiste precisamente na capacidade de captar a efervescência revolucionária da época em meio ao pensamento de Marx sem descartar sua profundidade. Dessa forma, “O Jovem Karl Marx” não serve somente como um “complemento” aos iniciados em sua obra e vida, mas também de iniciação aos que com elas ainda não tiveram contato.

Ano Marx

A pré-estreia do filme em São Paulo foi realizada pela editora Boitempo em parceria com a California Filmes na última sexta-feira (24). Na ocasião, a editora apresentou seus planos para 2018, que marca o bicentenário do nascimento de Marx. “O apoio à distribuição do filme O jovem Karl Marx marca o início de uma extensa programação, que será chamada de Ano Marx e contará com cursos, ciclo de debates e mostras de filmes, além de apoio a eventos acadêmicos e peças teatrais.” Além disso, a editora promete o lançamento do 4º livro d’O Capital.

Continue lendo

ratzel
Ratzel e o embrião da geopolítica: a viagem ao Novo Mundo
proclamacao republica
Rodrigo Goyena: “a Proclamação da República foi feita entre oligarquias”
bund1
O Bund: os socialistas judeus que não amavam o sionismo

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular